#LendoPoe | Os Assassinatos na Rua Morgue

 Olá, leitores!!!

Hoje trago mais um conto pelo projeto #LendoPoe e nós vamos conversar um pouquinho sobre "Os Assassinatos na Rua Morgue", publicado pela primeira vez em 1841.

Este projeto é realizado junto com o blog Leitura Enigmática e eu convido vocês a passarem por lá para conhecerem a opinião do Gustavo também.



Andavam pela rua Auguste Dupin e seu amigo, quando se deparam com um jornal noticiando dois assassinatos macabros ocorridos na noite anterior, na Rua Morgue. Duas mulheres, uma em idade avançada e outra mais jovem haviam sido mutiladas e não havia uma pista do assassino no local do crime. Segundo testemunhas, só gritos foram ouvidos.

Mesmo não sendo encontrado nada que levasse ao autor de tal ato cruel, Auguste Dupin estava convicto que se visitasse o local do crime, conseguiria resolver o mistério. Sendo que ele encontrou uma pista do que havia ocorrido e seria algo que passou despercebido pela polícia.


Auguste Dupin, nosso protagonista neste conto,  possui grande habilidade de análise e observação e ele gosta de solucionar mistérios. Esse personagem de Poe influenciou outros, como Sherlock Holmes e Hercule Poirot. 

Dupin com a ajuda de seu amigo (lembra a relação Sherlock - Watson), utiliza de seu próprio sistema de dedução para solucionar o crime, observando e analisando fatos diante do depoimento de testemunhas. 

O interessante é que o autor nos entrega pistas, como um convite para o leitor tentar descobrir o que de fato aconteceu. É um conto mais longo, pois narra os relatos das testemunhas. Para somente depois Dupin entrar em ação e é instigante acompanhar seu pensamento rápido e as questões intrigantes que ele levanta em relação ao caso.

É um conto muito empolgante! A narração é madura, inteligente e estimula a imaginação do leitor, eu cheguei  a levantar inúmeros questionamentos a respeito do acontecido, mas a solução para o caso foi de certo modo surpreendente e é brilhante como tudo se resolve.

E você, o que achou deste conto? Sabia que ele fora o avô dos romances policiais? Conte para mim aqui em baixo nos comentários :)



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!