[Resenha] Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos

Título: Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos
Autor: Sylvia Plath Editora: Biblioteca Azul | Páginas: 464 | Ano: 2020
Recebido em parceria Globo Livros

Olá, leitores!

A resenha de hoje é sobre o livro Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos e outros textos em prosa, da autora Sylvia Plath.

Uma coletânea que reúne contos, poemas, trechos de diários e anotações em 14 anos de produção da autora. Em ordem cronológica dos mais recentes aos mais antigos. São textos curtos, alguns mais longos, que sobretudo trazem uma análise do cotidiano, das pessoas e por que não dizer, muito dos sentimentos e da alma de Sylvia. 

É encantador mergulhar em sua escrita, em seu íntimo e na mais intensa de suas emoções. Como também é bem perceptivo suas características já nos primeiros contos. Os textos em maioria trazem mulheres, representação forte, como seus dilemas, dúvidas, o impasse da razão e o coração inquieto.


Na parte dos diários e anotações, Sylvia é a personagem principal. E ela se entrega sem restrições, sem julgamentos e também declara todas suas frustrações.  É palpável o desejo de ser escritora, porém também há dor e sentimentos de angustia em seu cotidiano. É um universo extremamente particular e eu me senti em êxtase com suas divagações!

Concluir o ano que vem aqui, encontrar prazer nas pressões da leitura, do estudo, enquanto às minhas costas nunca deixa de existir um tique-taque zombeteiro: uma vida está passando.  A minha vida.

Uma leitura arrebatadora, com palavras poéticas, reflexivas e muito íntima. Somos literalmente levados para a profundidade dos sentimentos e da vida da autora. Medos, angústias, desejos e sonhos, que de certa forma são sentimentos universais. Mas que muitas vezes se encontram escondidos.

É quase um alívio absurdo saber que há alguma outra pessoa no mundo, além de você, que não vive feliz o tempo todo. 



Experimentar da escrita da autora é maravilhoso e único, perceber momentos simples de forma inspiradora e acima de tudo se deixar envolver. Esteja preparado para um turbilhão de sentimentos. 

E o que dizer dessa edição? Belíssima e um acalento para o coração! Um verdadeiro tesouro para o fãs. E se você ainda conhecia, de uma chance para  Sylvia Plath. É maravilhoso!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!