[Resenha] VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

Título: VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue
Autor: Cesar Bravo Editora: DarkSide Books | Páginas: 288 | Ano: 2019


Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Cesar Bravo conta a história de Três Rios, uma cidade do interior de São Paulo onde coisas estranhas e sangrentas acontecem.

Dividido em 18 contos, a cidade é o epicentro de todo mal, onde a terra é adubada de sangue e regada com gritos de horror de quem conhece o mal de perto. Mas o terror também está à espreita em regiões próximas, espalhando o inferno para os desafortunados que estejam em seu caminho. São histórias assim, temperadas com que há de mais macabro, que vamos encontrar nessa obra. Aspectos que consolidam Cesar Bravo como um dos principais nomes da literatura de terror brasileira.

Em Três Rios, uma locadora tentando se adaptar ao surgimento do DVD, recorre a uma estratégia de compra de vídeos caseiros em troca de descontos e aluguel das mesmas para os curiosos com a vida alheia.  O que pode ser encontrado? Desde singelas gravações de um casamento até algo muito mais pavoroso e macabro.

Esse é o conto inicial de muitos outros, todos com diferentes elementos de horror, do psicológico ao sobrenatural, passando pelo gore também, com cenas perturbadoras. Outro ponto de destaque é a versatilidade usada pelo autor, uma vez que, se passando no interior de São Paulo, vamos transitar por diversas épocas e temas diferentes. 


Muitas das histórias vão causar choque e perturbar os mais fortes dos leitores, por isso recomendo essa leitura para quem é fã do gênero, fica impossível parar de ler. A escrita de Bravo é visceral!

“...O ser humano é um bicho curioso, ainda mais quando o assunto envolve desgraças. Já reparou em um velório, por exemplo? Por que sempre tem mais gente velando um morto do que num batizado ou casamento? O povo é igual urubu, filho, a gente não consegue sentir o cheiro da carniça e voar para longe, nossa fome não deixa.”

Enfim, o título faz jus as histórias. O projeto gráfico está impecável e leva a uma nostalgia gigantesca. O mistério é outro ingrediente presente do início ao fim, há conexões entre os contos o que deixa o leitor mais curioso ainda para tentar entender o que de fato amaldiçoa a cidade com tantos acontecimentos. 

Além que, a cada história é iniciada com um trecho de música de muito bom gosto por sinal. Ou seja, uma obra impecável, com toque caracteristicamente brasileiro e que vai satisfazer aos anseios mais sombrios que só um leitor de terror possui.

Portanto, se é fã do gênero, é leitura obrigatória!




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!