[Resenha] As Garotas Madalenas

AS GAROTAS MADALENAS

V. S. Alexander
Gutenberg | Ano: 2019 | 283 páginas


As Garotas Madalenas, do autor V. S Alexander, é um romance histórico que se passa na década de 60, em Dublin, na Irlanda. Baseado em um fato polêmico dentro da Igreja catórlica, a história se passa no Convento Irmãs da Sagrada Redenção. Instituição onde funcionava uma lavanderia a base do trabalho das "Madalenas", meninas que foram exiladas de suas casas por uma má conduta. 

E é neste cenário que vamos acompanhar Teagan e Norma. Duas jovens adolescentes que foram deixadas por seus pais nesse lugar, após serem mal vistas pelos mesmos.

Teagan tem 16 anos, vivia com um pai alcoólatra e uma mãe submissa e, após um grande mal-entendido com um padre, sua reputação passa a ser questionada e assim, seu pai a renega e a leva a força para o Convento.

Já Norma é o oposto de Teagan, ela é liberal para a época, o que causa um imenso conflito dentro de casa. Após um episódio, ela também é levada para o Convento. 

E o lugar que seria para "acolher" essas meninas é mais cruel do que se poderia imaginar. Logo que chegam as Madalenas passam por um ritual, têm seus cabelos cortados curtos, ganham uniformes e têm tudo confiscados. A comida é a mínima possível e passam o dia em um trabalho árduo, onde não podem nem ao mesmo se comunicarem entre si. E o pior, são "renomeadas". 


As outras Madalenas pareciam tão pesarosas e exaustas quanto nas noites anteriores. Elas não tem mais energia para lutar. Estão todas com o espírito quebrado.



Eu gosto muito de leituras baseadas em fatos reais e esse livro superou todas minhas expectativas. Um romance histórico com um pano de fundo dramático e um assunto importante e necessário. Antes dessa leitura, eu desconhecia totalmente sobre as lavanderias de Madalenas e fiquei chocada com tudo que li. 

É difícil de imaginar o quanto essas meninas sofreram, primeiro por serem renegadas por suas famílias, por motivos de terem caído na desgraça ou no pecado. E assim enviadas para as mãos dessas freiras que podiam fazer o que bem entendessem. 

Os castigos impostos eram cruéis, mas pior que estes, eram as pressões psicológicas. A perda de vontade da vida, uma total lavagem cerebral, tudo usando o nome de Deus como uma redenção para essas meninas. 

A monotonia e a penitência iriam matar sua alma um pouquinho a cada dia até não sobrar nada além de uma casca vazia ee robótica de uma mulher que reza continuamente a Deus, mas que não tem vida ou alguma razão verdadeira para viver. 

Existem outros fatos chocantes durante a leitura, mas não vou aprofundar, esse é um livro que merece ser lido e conhecido.

Teagen e Norma são ficcionais, mas representam as muitas Madalenas que infelizmente existiram.

Não é um livro fácil, eu sofri junto com as garotas Madalenas, mas também, senti um acalento pela mensagem linda de amizade, apoio e esperança. Ainda há pessoas que se importam umas com as outras. Eu me emocionei muito durante a leitura.











Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!