[Resenha] Honra, Amor e Café


 HONRA, AMOR E CAFÉ

Ana Claudia
Independente | 2020 | 34 páginas

O conto se passa durante o século XIX, no Brasil Império. Aika é uma jovem, filha de imigrantes japoneses e logo no começo acompanhamos sua angustia por deixar seu país para tentar uma vida melhor em terras desconhecidas. Em uma fazenda de café, no Brasil.

Ainda tentando se adaptar a nova rotina, aos costumes e ao trabalho, ela conhece outros imigrantes, em especial Caterine, uma italiana, que também trabalha na mesma fazenda. Caterine é doce, afável e ajuda Aika a suportar a saudade de seu país.

Creio que o pior dia de nossas vidas tenha sido, até hoje, quando saímos do Porto de Kobe. Era gente de todo tipo andando de uma lado para o outro, cheios de bagagens, se empurrando e minha mãe, como sempre, tentando cuidar de mim.

Tão logo, a moça também encontra um amor, Benício, que rouba completamente seu coração. Mas como nem tudo são flores, muitos obstáculos terão pela frente, ainda mais tendo em seu caminho o obcecado filho do patrão.



Eu particularmente gosto muito de contos, ainda mais aqueles que mesmo em poucas páginas conseguem passar uma história completa, envolvente e repleta de ingredientes maravilhosos.

Neste acompanhamos Aika e sua difícil adaptação em outro país diferente do seu, em um tempo que as mulheres pouco tinham direitos e o marido que ditava as regras.

É interessante também a parte das lavouras de café, o navio, descrito pela personagem de forma intensa, no qual os imigrantes chegavam em busca de novos caminhos. O leitor se vê completamente dentro de cada passagem.

Com a chegada da primavera, na abertura das flores, o cafezal ficara lindo, repleto de várias delas, delicadas e brancas ao longo dos ramos, parecendo um véu de renda a enfeitar nosso amor.

Além do tema imigração e do romance, vamos ter uma pitada de suspense, relação familiar e  superação. Tudo em uma escrita fluída e cheia de sentimentos.

Se ainda não leu, recomendo!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!