[Resenha] Ainda Somos os Mesmos?

AINDA SOMOS OS MESMOS?

Organização: Dresa Guerra
Editora Sinna | 2020 | 90 páginas
Recebido em parceria com a editora


 "Previsão do tempo:
Tempos sombrios. 
Temperatura sufocante. 
O ar está irrespirável. 
O país está sendo varrido por fortes ventos."


"Ainda Somos os Mesmos?" é uma antologia organizada pela autora Dresa Guerra sobre o período da ditadura militar em nosso país. 

O livro traz dez contos de autores diversos, todos retratando algum fato ou pessoa durante esta triste época da nossa história.

As mais selvagens das fugas, meu jovem, acontece quando um homem caça outro homem.

Os contos são densos, brutais e mostram o terror da violência, da perseguição política, o medo e a liberdade de expressão cerceada pelo governo militar. É difícil pensar o que era viver dessa forma.

O ar parecia rarefeito; constituído por pólvora, chumbo e medo.


A triste cena de uma mãe sendo levada diante de sua filha pequena, o poema deixado por um prisioneiro morto, a dor de uma mãe ao perder seus filhos, jovens, estudantes sendo presos e torturados, essas são algumas cenas, que não queremos que se repitam. Nem mesmo na ficção...

Desejar ser livre era um crime. Discordar de um governo autoritário e brutal poderia levar à morte ou ao desaparecimento. Eu vi isso acontecer.

"Ainda Somos os Mesmos?" é uma leitura forte, triste, porém necessária. As breves narrativas retratam o quadro complexo desse período, com uma linguagem realista e crua.

Uma boa amostra do que foi o regime ditatorial brasileiro, principalmente para aqueles que nasceram dentro de um país já redemocratizado. Um bom ponto de partida para conhecimento desse período em nossa história.

O livro é em capa dura e se encontra em pré-venda no site da editora. Recomendo e muito esta antologia.



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!