#LendoPoe | O Gato Preto

Olá!!!


Preparados para mais uma história de Edgar Allan Poe? Pois hoje é dia de #LendoPoe  e nós vamos falar um pouquinho à respeito do conto "O Gato Preto". 

Este projeto é realizado junto com o blog Leitura Enigmática. Vale uma visita por lá!


"Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma."

O Gato Preto é um clássico do terror e talvez o mais conhecido conto de Poe. Foi publicado pela primeira vez no jornal Saturday Evening Post, em 1843.

O protagonista da história é um homem que tem em sua casa diversos animais de estimação, gosto que é compartilhado com sua esposa. Entre os bichos, há um favorito, um grande gato preto chamado Plutão. Este o acompanhava por todos os lados. 


Há algo generoso e sem egoísmo no amor de um animal que vai diretamente ao coração de quem tem tido a ocasião de testar a amizade desprezível e a tênue fidelidade de um mero homem.

Porém, como o próprio homem descreve, levado pelo alcoolismo, seu temperamento muda e ele passa a maltratar esses animais. Atos de extrema crueldade e nem mesmo o gato se vê livre de um destino triste.


Eu mesmo não me conhecia mais. Minha alma original parecia de pronto ter abandonado meu corpo; e uma malevolência mais que diabólica, alimentada pelo fim, dominou todas as fibras do meu corpo.

Arrependido, um tempo depois, ele acaba arrumando um outro gato preto, idêntico ao primeiro, porém com uma estranha mancha branca no peito. E a partir daí... eu aconselho que leiam esse conto.


O Gato Preto é um conto intrigante e que explora os aspectos cruéis e sombrios  da natureza humana. Narrado em primeira pessoa, por um personagem sem nome e que nos revela acontecimentos de sua vida. Contudo, a veracidade dos fatos é questionável, já que o próprio narrador afirma que seria louco se esperasse que alguém desse crédito ao que ele conta, o que implica incerteza quanto a sua sanidade.

O autor aborda com a maestria de sempre os terrores ocultos da alma humana, ao nos apresentar um narrador transtornado, dividido, por apreciar a perversidade de seus crimes, principalmente com o gato e por outro lado,  se encontrar mergulhado no sentimento de culpa e remorso.

(...) com a mesma certeza que creio em minha alma, acredito que a perversidade seja um dos impulsos primitivos do coração humano – uma de suas faculdades primárias indivisíveis, ou sentimentos, que fornecem direção ao caráter do Homem.

O conto apresenta diversos simbolismos e superstições, sendo uma delas, o gato preto. E até mesmo o próprio nome Plutão, correspondente ao deus Hades, que na mitologia grega, é o deus dos mortos. 

Achei um conto mais pesado, macabro e brutal, porém fascinante. É impossível ficar indiferente ao mergulhar dentro de uma mente doente e perturbada.

O desfecho, claro que não vou contar, mas é surpreendente e digno de Poe.






Edgar Allan Poe - Medo Clássico 1
Editora DarkSide Books



Conto: O Gato Preto


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!