[Resenha] Walt Disney

WALT DISNEY - O Triunfo da Imaginação Americana

Neal Gabler
Novo Século | 2016 | 736 páginas
Recebido em parceria com a editora

Mudar o curso da história, revolucionar para sempre o entretenimento mundial, atravessar gerações através de suas ideias e criatividade é um marco e esse com certeza, foi marcado por Walt Disney. E através dessa biografia, detalhada e completa,  escrita por Neal Gabler, que vamos conhecer a figura de um homem complexo, um visionário e ao mesmo tempo um conservador, mas que com toda certeza é o maior nome do entretenimento de todos os tempos.

O livro começa contando um pouco sobre a família Disney. Logo após, vem a parte da infância de Walt, que foi muito importante, pois é nessa fase que vamos entender um pouco de sua formação como artista. Vivendo em cidade pequena e rural, Walt teve bastante contato com os animais e a natureza, que são elementos muito presentes em suas produções. E também foi nessa época que ele descobriu o gosto pela arte, quando ele começou a desenhar.

Walt Disney se lembraria de Marceline, Missouri. Ele se lembraria dela mais vividamente que qualquer outra coisa de sua infância, talvez mais que qualquer outro lugar em toda sua vida. 

Depois de alguns anos, a família se muda para Kansas City onde enfrentam muitas dificuldades e Walt começa a trabalhar muito cedo, e mesmo tendo uma jornada pesada, aos finais de semana ele ia para a escola de artes e ai já começava a nascer dentro dele um grande sonho. 

E o legal aqui é mostrar, que mesmo em meio às dificuldades financeiras e o pouco tempo, ele teve a garra e a vontade de ir atrás de seus ideais. 



Com adolescência veio a guerra e mesmo em meio ao caos, ele continuou com seus desenhos, tendo alguns publicados no jornal interno do exército. Após seu retorno, Walt começou a ir atrás daquilo que desejava. Trabalhou em diversos empregos, fez animações curtas no âmbito da comédia e foi justamente nesse período, que junto de seu irmão Roy, eles montariam o primeiro estúdio. 

E é a partir desse ponto que vamos acompanhar os sucessos e fracassos dos irmãos, porque Roy foi tão importante quanto Walt para construção desse grande projeto. Enquanto Walt era a parte criativa, Roy cuidava do administrativo. E também, procurava vez ou outra, segurar os impulsos entusiásticos do irmão.



E cada vez mais Walt se tornava um produtor de arte. Ele trabalhava muito na parte do roteiro, mudando histórias, colocando personalidade nos personagens. Ele coordenava cada parte de seus funcionários e tudo tinha que estar como ele desejava. Ele era bem rigoroso com isso. O que gerou admiradores e também aqueles que não aprovavam muito seu jeito. 



Foi bem legal acompanhar a introdução do colorido e de sons nas animações, a criação de alguns personagens e a produção de alguns como Branca de Neve e os Sete Anões. E tudo não era feito do dia para noite, levava tempo e dedicação. Um ponto muito marcante em sua trajetória foi a inovação!


Todo mundo parecia reconhecer que Disney não apenas produzia, consistentemente, os melhores desenhos animados, como havia reinventado a animação.


Outro ponto fundamental do livro é que mostra como a criação dessas obras impactaram a cultura e a sociedade americana e ainda, críticas feitas à época dos lançamentos dos filmes. 


Sempre havia sido uma questão de controlar, de construir uma realidade melhor que a existente fora do estúdio e de demonstrar que possuía capacidade para fazer isso. Isso foi o que Walt deu à América - não a fuga, como muitos analistas imaginaram, mas o controle e o poder que o acompanhava. E isso era o que a América parecia desejar dele.  

Claro que vamos acompanhar também como começou a ideia e a construção dos parques da Disney e, entender um pouquinho do significado por traz dessa parte da história de Walt e como ele idealizou esse mundo mágico e perfeito. Sensacional!


Desde o início, Walt Disney nunca pensou na Disneylândia como um parque de diversões tradicional: a ideia toda era fazer algo diferente, algo melhor. 



Além disso, há um lado mais pessoal da vida de Walt, que como todo ser humano, tinha seus defeitos. Seus destemperos emocionais no trabalho e a extrema obsessão nos detalhes, no qual ele não aceitava nada ao contrário, relatando muitas polêmicas também. E como era seu relacionamento familiar.

Enfim, uma leitura, que apesar das muitas páginas, flui muito bem. É interessante, envolvente e você vai conhecer melhor e em mais detalhes o que é esse mundo mágico Disney. 




Antes de finalizar, vou falar um pouco dessa edição maravilhosamente perfeita da Novo Século! Capa dura, com imagens e uma lombada fantástica!

Vale muito a pena!

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!