[Resenha] A Última Tempestade

A ÚLTIMA TEMPESTADE

Luciane Monteiro
Editora InVerso | 2020 | 286 páginas
Recebido em parceria com a editora

Olá, amores!

Hoje vou falar sobre A última tempestade, obra de Luciane Monteiro. Uma leitura importante, de peso e  necessária.

Ao longo das páginas vamos acompanhar a história de Laura Viana que cresceu no Texas, mas após uma decepção amorosa, ela acaba retornando à sua cidade natal. Por ainda estar bastante machucada pelos acontecimentos, Laura acaba se envolvendo com outro rapaz e mal imagina no que ela estava se metendo. 

O ombro, antes acolhedor, agora se tornou seu algoz, fazendo de Laura uma mulher reprimida, sozinha e amedrontada. 

Não vou dizer que essa é uma leitura fácil, mas sim, extremamente necessária. Ainda mais dentro de uma narrativa que nos instiga, o que é próprio da autora. 

Violência doméstica é um tema forte, que nos perturba e o triste é pensar o quanto está presente  na vida de muitas mulheres. E com Laura, Luciane nos projeta para um cenário muito real. Doloroso e desconfortável. Mas que serve de alerta para todo tipo de violência, seja física ou emocional, que pode passar despercebida, em pequenas coisas e tão logo, se tornar algo fora do controle.

Mais uma vez ignorou os detalhes, e finalmente sofreu a consequência temida. Não devia ter tolerado o primeiro puxão de cabelo, não devia ter tolerado a primeira agressão verbal, não devia ter aceitado as ameaças veladas, tampouco as promessas não cumpridas.


Essa foi uma leitura que fez meu coração em pedaços, em muitos momentos eu senti a dor da personagem, sua aflição e o turbilhão de sentimentos que vem à tona em fatos passados por Laura. 

Ele a apertou um pouco mais, como se pudesse amenizar o que ela sentia, apesar de não fazer a mínima ideia do que era. Porém, apenas respeitou sua necessidade de se acolher sem ser questionada, compreendendo que ela queria somente um abrigo para se proteger de algum sentimento que a perturbava.

Através da escrita da autora, fui invadida pela personagem e tantas outras mulheres. Pude acompanhar toda sua dor, mas toda coragem que é preciso para pedir ajuda e seguir. Recolher os cacos do caminho e fazer uma nova história. As conquistas de Laura foram as minhas. E gostaria que fossem as de muitas Lauras!

Um livro intenso, repleto de sentimentos, que além da violência doméstica, traz outros assuntos importantes e com personagens bem construídos e muito humanos. E também o amor, de forma sincera e que ultrapassa o tempo.

Não havia como resgatar o passado, muito tempo havia se passado, os sentimentos mudaram, ambos mudaram, mas a amizade que cultivaram um dia, essa nunca mudaria.

Ler  mais essa  obra da Luciane foi extremamente gratificante, sua escrita tem o dom de envolver o leitor e nos absorver para dentro da história. 

Essa é uma leitura forte e que traz uma mensagem bonita também, sobre amizade, família e recomeços. 


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!