[Resenha] O Segredo dos Abreviatos

O SEGREDO DOS ABREVIATOS - A Província dos Ursos de Vento

José Beffa
Luva Editora | 2020 | 270 páginas
Recebido em parceria com a editora

Olá, leitores!!!

Já imaginaram se a Terra passasse por uma pandemia e que essa nos trouxesse um mundo onde o prato principal fosse a carne humana?

Cruel até de pensar. Porém, em O Segredo dos Abreviatos vamos conhecer uma sociedade distópica, onde após uma calamidade, um vírus devastou 99% das espécies, com exceção dos humanos. Contudo,  estes não deveriam em hipótese alguma consumir carne animal e nem ter qualquer contato, o que ocasionaria a morte em 24h. 

Por consequência não há mais vida animal. Vegetais, legumes e frutas são escassos, já que há muito tempo a prioridade era o cuidado com o gado pra produção de carne. 

Pessoas morrem todos os dias. Se deparar com um cadáver virou algo comum. Até a perda de um ente querido não abala mais. Chamam 'carne de objeto' porque é isso que nos tornamos.

O mundo agora é dominado por uma nova potência: o Mercalimento. União das cinco maiores indústrias de alimentos, cuja  produção se baseia na carne humana.

Nessa sociedade as mulheres só poderiam engravidar com uma autorização especial e com certa antecedência. Fora isso, o bebê seria considerado "carne nobre" e iria para leilão entre os mais abastados. E é nesse cenário que vamos conhecer Matheus e Amanda.

Amanda está grávida e como não houve qualquer planejamento, Matheus precisa fazer alguma coisa para que seu bebê não seja levado para o abate. Ele ouve dizer que há um lugar, onde a vida é diferente, onde estaria em segurança e é exatamente para a Província dos Ursos de Vento que ele está determinado a levar sua família. O que seria uma jornada perigosa e, além disso, os Abreviatos estariam em seu caminho e muitos outros segredos também. 

Em meio aos perigos e obstáculos encontrados, Matheus vai conhecer o garoto Luigi que será peça importante e muitos outros personagens, que virão para ajudar e outros nem tanto. 



Essa foi uma leitura que me surpreendeu muito. O leitor embarca junto com os personagens nessa jornada e o clima de tensão e apreensão é constante em vários momentos. Revelações são feitas ao longo do caminho e algumas coisas podem não serem exatamente como parecem.

A história é eletrizante e  traz algumas reflexões. O autor faz algumas críticas sociais e políticas, como o comportamento humano, pessoas sendo tratadas feito objetos e um governo totalitário.

Vi a humanidade crescer ao ponto de as cidades engolirem toda a reserva natural do planeta, guerras explodirem e a fonte de alimento se resumir ao consumo de carne animal. Aves e mamíferos passando literalmente a vida toda em cubículos, destinados a receber todo tipo de hormônio para acabar no prato de alguém. E agora são os humanos que vivem assim.

Uma excelente distopia nacional, que me marcou de forma bastante positiva e que eu recomendo demais!


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!