[Resenha] Fahrenheit 451

FAHRENHEIT 451

Ray Bradbury
Biblioteca Azul | 2012 | 215 páginas


Fahrenheit 451 está no rol daquelas histórias que tentam, de alguma forma, antever os rumos que a sociedade tomara mais à frente. Mas não é um trabalho realizado de maneira aleatória, num mero e evidente chute, típico dos charlatães; e sim parte de uma apurada percepção dos caminhos escolhidos e da aceitação da população sobre o que consumir intelectualmente. 

Bradbury apresenta um tempo, aparentemente algumas décadas à sua frente, onde essencial e indispensável é ter em sua casa grandes telas de televisão que, durante o dia inteiro, ocupam o tempo e a mente da população. 

As famílias dedicam todos os seus esforços no trabalho para transformar, com seus salários, as residências em uma espécie de cinema caseiro, alucinante e alienante. Nessas telas são exibidos todos os tipos de programas, quase sempre obras de autores consagrados, agora desconhecidos, já que seus nomes foram ofuscados e esquecidos, e suas histórias alteradas e banalizadas, pois foram adaptadas à nova realidade. 

- Você lê alguma vez os livros que queima? Ele começou a rir: – Está proibido por lei!

Na casa de Montag não é diferente. Sua esposa Mildred vive em função da televisão, como se esta tivesse a função de coordenar sua vida. Eles precariamente se falam, já que ela está sempre usando uma espécie de fones de ouvido. 

Tudo nessa moderna sociedade é voltado a extinguir um suposto sofrimento que a vida de antes causava, quando as pessoas tinham senso crítico e exercitavam o raciocínio através da leitura e do estudo cientifico. Agora é proibido contestar, analisar, ponderar... é obrigação seguir o roteiro, fielmente. 



Montag é um bombeiro, mas ele não salva ninguém, pois agora eles têm a estrita missão de queimar livros, para que o novo modo de vida não seja abalado por pensamentos contraditórios. 

Mas esse bombeiro, em especial, sente que lhe falta algo, que as coisas são estranhas àquilo que sente. E em seu trajeto, do trabalho para casa, acaba conhecendo a menina Clarisse, uma jovem garotinha que sente e vê a vida de maneira bem diferente da maioria. Ela parece ter uma sintonia com a natureza e o meio ambiente, uma interação viva e imaterial com tudo que lhe cerca, e, com esta percepção, ela passa a questionar Montag sobre temas que estavam enterrados no íntimo do seu coração. 

Ninguém mais presta atenção. Não posso falar com as paredes, porque elas estão gritando para mim. Não posso falar com a minha mulher; ela escuta as paredes. Eu só quero alguém para ouvir o que tenho a dizer. E talvez, se eu falar por tempo suficiente, minhas palavras façam sentido

A aproximação entre o bombeiro e a menina começa a abalar os pilares do caráter de Montag, que passa a ter atitudes estranhas para as pessoas que com ele convivem. Seu chefe o questiona e o observa mais detidamente a partir daí. 

A perseguição, agora, vira uma realidade na vida do bombeiro, que descobre haver mais pessoas como ele ao redor da cidade. Esse enfrentamento de um comportamento apático passa a ter o potencial de subverter a ordem social vigente, e transformar para sempre a vida de Montag e tantas outras pessoas. Até a nossa! 



Enxerguei nessa história a nossa própria realidade, com a televisão ou os Smartfones dominando nosso tempo, opiniões e ideias. É impressionante como algumas pessoas têm a capacidade de projetar comportamentos tão antecipadamente. Deveríamos dar mais ouvidos, ler mais esses expoentes da literatura, pois podem ser uma vacina para nossas obsessões e compulsões. 

Inegavelmente, uma obra primorosa e necessária, que traz a inabalável certeza do imenso valor da leitura para o pensamento crítico e o aprimoramento da nossa alma!


12 comentários

  1. Esse é um dos meu livros favoritos da vida!Fico muito feliz quando vejo resenha sobre ele, pois é um livro tão "antigo", no entanto tão contemporâneo não é?
    É um pouco assustador também imagine uma sociedade que prefere a alienação do que o conhecimento (qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência),deu até vontade de ler de novo rsrs...


    https://literaturaemespiral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha escutado falar sobre esse livro,mas sabia pouco sobre o conteúdo,sua resenha chamou minha atenção para esse tema tão atual.Ótima indicação.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de hoje não é diferente, as pessoas estão muito ligada a televisão, celulares, e deixam a leitura de lado, o livro é bastante interessante, vale a pena ler bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida eu não conhecia o livro, pelo que li a sua resenha é a nossa própria realidade! fiquei curiosa, como sempre sou muito curiosa! obrigada pela indicação, e parabéns pela sua resenha, muito boa! beijinhossssssssss


    Inegavelmente, uma obra primorosa e necessária, que traz a inabalável certeza do imenso valor da leitura para o pensamento crítico e o aprimoramento da nossa alma!

    ResponderExcluir
  5. Um dos favoritos do meu acervo, uma leitura profunda que nos faz repensar, e nesse momento eu extremamente necessária! Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um grande livro que ainda não li, mas quero muito. Ele esta na minha lista de grandes...alguns já lincomo 1984 e Laranja Mecânica.
    Vi mencionar esse livro em um filme chamado A livraria da netflix.
    Bjus💙👏👏

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme :D Já estou querendo ler este livro faz tempo..

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, mas gosto muito de distopias e acho esse trama bem interessante. Imaginar o que vai nascer do encontro desse bombeiro com essa menina que pode fazer essa realidade alterar seus caminhos pré traçados. Já li duas distopias que lembravam um pouco isso e gostei das duas. Com certeza quero ler esse também.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Esse é um clássico que quero muito ler em breve, pois tenho certeza que abrirá novos rumos para mim. O fato da obra conseguir se assemelhar a nossa realidade tendo sido escrita muitos anos antes, já diz muita coisa e mostra como, de certa forma, somos previsíveis. Essa coisa de queimar os livros para não ter pensamentos contraditórios é algo que, infelizmente, pode se tornar bem real em breve, espero que não. Amei demais seu post, apenas me deixou com mais vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Apesar desse livro ser antigo está bem atual com o que a gente vive no nosso dia a dia e nossa realidade, as pessoas olham muito mais o lado material e esquece das coisas simples e mais importantes na vida. Amei a resenha... bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro já está na minha lista a muito tempo.
    Ele traz uma mensagem reflexiva muito importante. Todos deveriam ler ele

    Muitos beijos e abraços
    http://www.ummimoso.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Quero tanto ler esse livro. Já peguei para ler uma vez e até cheguei a metade do livro, mas minha vida estava tão em caos que acabei não dando continuidade. Mesmo tendo lido somente metade da história, já senti muito de tudo que você falou sobre esse livro incrível que fala de personagens proibidos de pensar mas que, em consequência disso, nos faz pensar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!