[Resenha] Antologia Macabra

ANTOLOGIA MACABRA
Organização: Hans-Ake Lilja

DarkSide Books | 2020 | 240 páginas


Antologia Macabra é uma coletânea de contos de terror organizada por Hans-Ake Lilja em comemoração aos vinte anos do site Lilja's Library, um dos mais completos sobre as obras de Stephen King. 

São doze contos que exploram as mais diversas nuances do terror. Desde contos com suspense psicológico, passando pelo drama angustiante até o macabro de arrepiar até os ossos. 

Pra começar a coletânea não poderia faltar o mestre King, que nos brinda com  "O Compressor de Ar Azul". Um conto que tende ao bizarro e posso dizer, um tanto diferente, onde o autor, de maneira sarcástica, conversa com o leitor durante a história e ainda faz referência a um conto de Edgar Allan Poe. 

Gostaria de falar também de outros dois contos que chamaram minha atenção durante a leitura que foram: "A Rede", de Jack Ketchum & P. D. Cacek. Nesse  vamos acompanhar a troca de e-mails de dois solitários. Uma história sinistra que nos mostra como a internet pode aproximar as pessoas e muitas vezes também ocultar coisas perturbadoras de seus usuários. E que final temos aqui!

E o "O Fim de Tudo", de Brian Keene. Em um tom diferente, aqui vamos acompanhar um personagem destruído por perdas, em luto. É bastante palpável sua dor e agonia pessoal, onde seu único propósito é esperar o fim de tudo. 

"O Coração Delator", de Poe não necessita maiores apresentações. E é o conto citado por King, onde vamos encontrar um personagem que diz não ser louco, mas que se mostra totalmente ao contrário. 



Os contos em geral são curtos e rápidos, e o que achei interessante foi a diversidade entre eles, nos mostrando os diversos lados do terror. Alguns se sobressaem mais que outros, mas de maneira geral um apanhado bem positivo do gênero. Sem falar nas ilustrações que combinam com as histórias.


Outro ponto que gostei foi a introdução feita por Hans-Abe, onde ele fala sobre a satisfação desse especial em comemoração aos anos do site e também sobre a felicidade de contar com a participação dos autores.


Antologia Macabra é um dos três livros que a editora DarkSide publicou pelo selo Macabra, em parceria com a Macabra Filmes. Ou seja, um pacto visceral e sangrento!

Eu gostei muito dessa primeira experiência, terminei já querendo mais e portanto, vou ler os outros dois livros. E espero que essa parceria renda muitos outros, para deleite dos fãs.




6 comentários

  1. Oi Fê.

    Adorei conhecer um pouco do livro através da sua opinião. Estou com ele na meta de leitura e logo começo a leitura. Estou bem curiosa pelo conto do mestre King e do Clive Barker. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro! Como boa fã do King, claramente é um livro que não posso deixar de ler, ainda mais que, pelas fotos que vejo por ai, o edição tá a coisa mais maravilhosa do mundo, sem condições, quero muito!!
    Adorei saber a sua opinião sobre o livro, me deu ainda mais vontade de ler AAAAAA!
    Amei suas fotos também, maravilhosas!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro em conjunto na leitura coletiva do mês de julho e foi muito legal. Alguns contos me animaram mais que outros, mas, no geral, foi uma leitura bem agradável. O conto Atraídos Pelo Fogo me deixou com um certo medinho, pois eu tenho muito medo de mariposas hehe.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Apesar de achar a capa maravilhosa e pelos seus comentários parecer uma coletânea bem legal, estou em um momento de ler coisas mais puxadas para comédia. De qualquer forma, tem uma amiga minha que AMA terror, e já vou indicar pra ela!

    Beijos!

    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, com certeza será um prato cheio para quem curte antologias. Até porque as edições da Darkside arrasam. Uma pena que o gênero é fora da minha zona de conforto, então não leio muito do mesmo. Os contos parecem ser bem promissores, então quem sabe num futuro!? Ótima resenha e fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    Primeiro, que edição BONITONA essa da Darkside! Eu sei que falar isso é chover no molhado, mas estou apaixonada por essa edição!
    Segundo e mais importante, ADOREI saber que contos tem nela e sem dúvida é só coisa boa. King e Poe? Não tem como ficar melhor!
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!