[Resenha] Escuridão

ESCURIDÃO

Alexandre Moreira
Papel Virtual | 2003 | 220 páginas
Recebido em parceria com o autor



A floresta amazônica guarda muitos segredos. Sua biodiversidade encanta e aguça a muitos cientistas, mas também a inúmeros outros que, sem ética alguma, preferem apelar à pirataria para obter tais recursos, dominá-los e alcançar a mais alta lucratividade sobre a terra alheia. 

Sob as altas e densas copas dessa área, norte-americanos, muito bem treinados, se deslocam coletando tudo o que julgam conveniente para o desenvolvimento de suas pesquisas. Não há autorização de qualquer espécie para esse trabalho, ou seja, estão por conta e risco de suas próprias ações clandestinas. 

A rivalidade se faz presente a ambos os lados, entre brasileiros e americanos. Os estrangeiros tratam a selva como um bem comum a todos e menosprezam a capacidade das tropas brasileiras especializadas em sua proteção. 

A forma de lidar com esses estrangeiros da biopirataria sempre foi mais amena, cordial, por protocolo. Mas esse equilíbrio parece estar se perdendo com os fatos mais recentes. 

Uma tropa brasileira de selva foi encontrada dizimada, de uma forma nunca antes vista. Com decapitações e outros membros amputados, o cenário era o mais horrendo e perturbador, cheio de enigmas sobre a forma como ocorreu. 

“- Ah... isso é bem capaz, sim, sinhô. Até agora num apareceu explicação melhor que os americano, mas... eles não pegam guerreiro de selva daquele jeito, não sinhô. No mato, não. Podem emboscar, pegar com armadilha... mas matar assim, sem dar tiro?” 

Como poderiam ter feito algo tão violento e grotesco com homens extremamente bem treinados para as incursões na selva? 



Mas esse ato não ficaria impune, já que um novo e seleto grupo seria formado e colocado no coração da mata com o objetivo de encontrar e destruir todos que ousaram realizar tal ofensa ao nosso país e ao exército. 

Mas as coisas começam a se revelar mais complexas do que se imaginava ao começo da jornada. A escuridão da floresta parece não querer deixar escapar os mais cruéis segredos que habitam por lá. 

“Havia tantos membros e vísceras atirados por terra que seria difícil dizer quantos cadáveres havia ao todo.” 

A história mistura suspense, terror e ação, deixando o enredo muito bom. O autor é hábil com as palavras e prende nossa atenção o tempo todo. 

A escolha do cenário foi muito inteligente, pois lhe permitiu manobrar eficazmente todas as mudanças e inserções no texto, com uma aura enigmática nos levando a pensar em muitas possibilidades que explicassem os resultados. 

“Um homem partido ao meio estava encostado em uma árvore, grandes olhos azuis, turvos como os de um doente de catarata, fixos no vazio. Seu tronco apoiava-se sobre uma poça gosmenta e reluzente de intestinos.” 

Achei o texto muito bem escrito, a trama bem pensada. Deviam pensar em transformar em filme!




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!