[Resenha] Marcelino

MARCELINO

Godofredo de Oliveira Neto
Imã Editorial | 2019 | 260 páginas
Recebido em parceria com a Oasys Cultural

Olá, leitores! Como estão?

Hoje trago resenha de Marcelino, romance histórico, do autor Godofredo de Oliveira Neto e que recebi pela Oasys Cultural

Marcelino é ambientado no ano de 1942, no Estado Novo, do governo de Getúlio Vargas. Momento da história no qual o Brasil rompia relações diplomáticas com a Itália, Alemanha e o Japão. Período marcado por diversos ataques a navios mercantes brasileiros e que definiu a posição política do Brasil, até então neutra.

Marcelino Alves Nanmbrá dos Santos, é um jovem pescador da Praia do Nego Forro, em Florianópolis. Descendente de guaranis, africanos e açorianos, ele representa muito da população nacional da época. Na ingenuidade, simplicidade e em sua grande maioria analfabetos. 

Os representantes das camadas mais autênticas da nação acabaram emaranhados por potentes esquemas psicológicos e propagandísticos, jovens trabalhadores desprovidos de qualquer espírito belicista, com menos de vinte e um anos, que um instante sequer se deram conta do próprio envolvimento em gestos contra a democracia do país que tanto amavam e tão bem representam.

A vida pacata de Nego Forro muda quando o senador Nazareno di Montibello, assessor especial de Vargas, vem passar as férias na casa de praia da família. Nesse ponto outros personagens entram na trama trazendo mudanças na vida de Marcelino. Principalmente no despertar sexual do rapaz em relação a filha do senador e em toda sedução feita pela governanta Eve, uma misteriosa polonesa. 



Só que as intenções são outras e Marcelino acaba envolvido em algo muito maior e mais perigoso, que ele jamais poderia imaginar. 



O livro traz muito da parte histórica do país na época e também no que diz em relação as dificuldades passadas pela população. E a figura de Marcelino representa muito da ingenuidade nacional corrompida,  por se deixar envolver e ser manipulado para uma trama política que colocaria sua vida em risco e mal se dando conta das coisas. 

A escrita do autor é bem fluída e bastante simples, porém é notável toda pesquisa sobre os aspectos históricos. E o mais chocante é que não diverge muito do que ainda vivemos nos dias atuais. 

Essa com certeza foi uma leitura que eu apreciei muito, me prendeu da primeira até a última página e eu recomendo para todos. Principalmente para os fãs de um bom romance histórico.






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!