[Resenha] Columbine

COLUMBINE

Dave Cullen
DarkSide Books | Ano: 2019 | Páginas: 480


Em 20 de abril de 1999, dois estudantes da escola Columbine entraram no prédio dispostos a matar e morrer. 

Tudo que eu sabia até hoje sobre o fato resumia-se ao que escutei nos noticiários da época, mas não sabia os detalhes, a mente desses garotos, as teorias de conspiração e nem o tempo que levaram para arquitetar tudo. 

Eric Harris e Dylan Klebold, dois adolescentes de famílias de classe média, tinham amigos, emprego, notas altas e uma ira que ninguém conhecia. Os dois planejaram o ataque, nos mínimos detalhes,  por um ano, com direito a vídeos e diários. 



Columbine, por Daven Cullen, um dos primeiros repórteres a chegar à cena do massacre, traz uma riqueza de detalhes do terrível plano para matar centenas de pessoas. E nesse livro podemos tentar compreender o que Eric e Dylan pretendiam, o que conseguiram e como as coisas ficaram após os dois tirarem as próprias vidas. 

O plano inicial dos garotos era implantar bombas no refeitório da escola, onde estariam maior parte dos alunos na hora do almoço e atirar naqueles que conseguissem fugir. No entanto, as bombas falharam, o que os forçou a atirarem em qualquer um que aparecesse pela frente. A biblioteca foi o local que mais sofreu a raiva dos dois. O saldo final, 12 estudantes e 1 professor mortos. Feridos.  E o suicídio de Eric e Dylan. 



Não é um livro muito fácil de ler, mas definitivamente mostrou vários pontos sobre esse massacre que marcou a história, tanto no motivo dos assassinos, como na ação da polícia, o papel da mídia. E muitas outras informações perdidas ou mesmo, "guardadas". E algo bastante interessante,  é sobre as várias visões da mesma história. 

Outro ponto que gostaria de salientar é que além da história do massacre, vamos acompanhar as vítimas, o quanto foram afetadas, a vida após esse trauma.  Dave consegue entrelaçar um antes, um durante e um depois, o que nos dá uma visão bastante ampla dos acontecimentos. 

Uma curiosidade assustadora, o massacre de Columbine inspirou muitos outros ao redor do país, sendo que a resposta da mídia foi claramente um dos motivos que tornaram o massacre tão simbólico.



Columbine é uma leitura forte, portanto não indico para aqueles que não estejam preparados para assuntos ligados à violência. Mesmo o autor não fazendo uso de imagens no livro.

Por outro lado, é um livro que traz muito sobre a mente dessas pessoas, sobre a sociopatia, o porte de armas e o papel da mídia ao retratar casos assim. Uma obra repleta de questionamentos. Além de uma edição impecável.



Um comentário

  1. São leituras bem complicadas mas eu particularmente adoro conhecer mais sobre esses casos que tanto nos marcam e nos chocam.
    Tenho visto bastante desse livro no Instagram nos últimos dias mas ainda não tinha procurado saber do que se tratava, o que acabou sendo uma surpresa para mim ler seu post.
    Adorei a resenha e já fiquei super empolgada para ler esse livro.

    Beijo!!

    https://www.amorpelaspaginas.com/

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!