[Resenha] Horror Noire

HORROR NOIRE - A representação negra no cinema de terror

Robin R Means Coleman
DarkSide Books | Ano: 2019 | Páginas: 464



Oiee!! Hoje trago essa leitura um tanto diferente que fiz, mas que foi uma experiência que tenho certeza que essa resenha não vai falar de tudo. Mas vou tentar passar um pouquinho que seja para vocês.

Horror Noire, da professora Robin R. Menas Coleman, nos traz o retrato da representatividade negra no cinema de terror, ou podemos dizer, que inicialmente a melhor definição seria sua ausência. 

Através de uma pesquisa extensa, Coleman mapeou como o terror utilizou a imagem dos negros como em A Noite dos Mortos Vivos, em 1968, até Corra!, de 2017. E é muito nítido a diferença do antes e depois. Inúmeras informações são passadas, não somente na parte social e ambiental, mas como também muitos aspectos que foram silenciados através dos tempos.



Um outro ponto relacionado a pouco representação negra tem relação em como o negro era colocado, uma imagem nada positiva e perigosa. Além de relegados a personagens pouco expressivos ou alívio cômico para os brancos. 

(…) cada personagem em tela, o bom e o mau, o alto e o baixo, representavam um vasto mundo de peles mais pigmentadas que realmente existia na vida real, mas que raramente era visto na tela grande.

Coleman nos apresenta dados sobre cada tipo da representação negra no cinema, os estereótipos culturais e de gêneros utilizados nos filmes e como tudo influencia diretamente na audiência e na maneira dos negros se posicionarem no mundo. 


São aspectos sobre invisibilidade, segregação racial e econômica, e que muitas vezes vão dar ao leitor um gosto amargo durante a leitura. Mas, o livro também mostra as mudanças ocorridas na experiência de se assistir filmes de terror com o passar das décadas. 

O livro traz uma fonte de pesquisa inestimável e não pode ser lido rapidamente, pois há uma gama de informações a serem assimiladas. Uma leitura fascinante sobre a história do cinema de terror. 

A edição da DarkSide está impecável, com detalhes belíssimos. Capa dura, lombada toda na cor preta e com diversos cartazes de filmes no final. Um exemplar digno para os fãs do gênero. 



Um comentário

  1. Essa obra está em minha lista há tempos e agora que li mais um pouco sobre ela em sua resenha, já a desejo para ontem. Espero estar adquirindo meu exemplar e lendo em breve. Adorei as fotos, seu post e blog estão lindos, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!