[Resenha] O Labirinto do Fauno

O LABIRINTO DO FAUNO

Autores: Guillermo del Toro e Cornelia Funke | Ano: 2019 | Páginas: 320
Intrínseca | Skoob


Oie, gente!!

Eu ansiava por ler esse livro desde que ele foi lançado pela Editora Intrínseca e finalmente comecei meu ano com essa maravilha e digo, que para os fãs de fantasia não existe uma pedida melhor.

Todos nós inventamos nossos contos de fadas.

Ofélia de apenas 13 anos, vive na Espanha e já enfrenta uma guerra. Amante dos livros, sobretudo dos contos de fadas, ela sente sua vida mudar drasticamente quando após a morte de seu pai, sua mãe, Carmen Cardoso, casa-se com o capitão Ernesto Vidal. Um homem frio, cruel e o pior pesadelo da menina.

Para aumentar sua tristeza, ela e sua mãe se mudam para a casa desse homem e ainda, sua mãe está grávida de um filho dele.

As duas vão parar em um lugar estrategicamente isolado, junto a um labirinto. E é exatamente nesse lugar que nossa pequena personagem irá conhecer um Fauno, fadas e todos os elementos que fazem parte desse mundo e descobrir que ela não é uma simples menina, mas uma princesa de um reino mágico, em um mundo subterrâneo.


O Labirinto do Fauno é um conto clássico, faz anos que eu vi o filme e ter a oportunidade de ler o livro foi uma experiência incrível para mim.


Sua mãe dizia que os contos de fadas não tinham nenhuma relação com o mundo real, mas Ofélia sabia que tinham. Os contos haviam lhe ensinado tudo sobre o mundo.


O Fauno fará com que Ofélia enfrente alguns desafios para retomar sua vida real e a partir daí, o real e o imaginário vão tomar conta do livro. Entre a guerra, momentos de tristeza, a garota encontrará força e refúgio em um mundo mágico.


Cornelia Funke é excepcional ao interpretar o universo criado por Guillerme del Toro e a pedido dele, a autora inseriu contos novos, o que deu mais profundidade a história e o que deixou a obra ficar ainda melhor. 

A escrita é direta, fluente e muito mágica. Mas não pense que é um livro voltado a um público mais jovem, ele é repleto de cenas fortes e impactantes. Principalmente no que diz respeito ao capitão. Além que a narrativa é permeada de críticas políticas e simbolismos. 

Enquanto Vidal é o autoritarismo, a crueldade e o machismo. Ofélia é a esperança, força e coragem!

Em nossas escolhas encontra-se o nosso destino.


Quem ainda não conhece a obra de Guillermo, esta é uma oportunidade ímpar. Eu simplesmente amei. Sem falar dessa edição lindíssima e bem caprichada. Capa dura, ilustrado e com detalhes internos que deram um brilho a mais a obra.

Leiam!!!






4 comentários

  1. Esse livro é tão lindo que dá vontade de comprar só pela capa! rs
    Eu estou de olho nele desde que foi lançado, mas ainda não comprei. Gosto muito do filme e gostei de saber que o próprio Del Toro incentivou a autora a incluir novos contos, agora fiquei ainda mais interessada em ler!

    ResponderExcluir
  2. Que edição linda! Ilustrações maravilhosas que nos fazem viajar nessa história mágica! Interessante o fato da inclusão de novos contos, é um diferencial que enriquecer ainda mais a obra.

    ResponderExcluir
  3. O que super me chamou atenção na edição - embora ela seja linda por si mesma - foi o nome da Cornelia Funke: é o motivo primevo que me faz querer comprá-la, já que a Cornelia foi quem escreveu Coração de Tinta. E isso é ótimo, pq eu não gosto do filme - pode julgar, eu me julgo -, já que tive uma impressão primeira muito ruim. Por isso, acho que ler esse livro seria uma boa, com a sua resenha, fiquei ainda mais motivada. ♥

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro! Sou apaixonada pela capa....
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!