#12MesesComClarice - A Galinha

Olá, queridos leitores!!!

Hoje começo mais uma etapa desse projeto maravilhoso realizado com os amigos e parceiros, a Ana, do Café com Leitura, a Amanda, do Blog Sobre a Leitura e o Gustavo, do Leitura Enigmática.

E esse ano mais especial ainda por se tratar do centenário de Clarice Lispector!!

Portanto o primeiro conto do ano será "Uma Galinha". Vamos conversar um pouquinho à respeito dele?





Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã.

Parecia calma. Desde sábado encolhera-se num canto da cozinha. Não olhava para ninguém, ninguém olhava para ela. Mesmo quando a escolheram, apalpando sua intimidade com indiferença, não souberam dizer se era gorda ou magra. Nunca se adivinharia nela um anseio.




O conto ocorre em um domingo e tem-se a galinha que seria o almoço da família, só que ela foge pelos telhados e é perseguida pelo dono da casa.

Após ser resgatada, a galinha, diante de tamanha tensão, bota um ovo. Ai tudo muda, ela passa a ser o centro das atenções da casa.

Uma Galinha trata-se de um texto figurativo, um mundo representado pelas figuras da galinha, do ovo e do dono da casa.

Entendo que o conto de Clarice trata da condição feminina na sociedade nos anos 60, representada pela galinha. O texto usa de expressões que caracterizam a mulher, ou seja, a mulher passiva, retraída e doméstica. Totalmente a mercê dessa sociedade que decide o seu destino. Mesmo sonhando com um outro futuro, ela é hesitante e medrosa.

Estúpida, tímida e livre. Não vitoriosa como seria um galo em fuga. Que é que havia nas suas vísceras que fazia dela um ser? A galinha é um ser. É verdade que não se poderia contar com ela para nada. Nem ela própria contava consigo, como o galo crê na sua crista. Sua única vantagem é que havia tantas galinhas que morrendo uma surgiria no mesmo instante outra tão igual como se fora a mesma.

Ainda dentro do contexto feminino da época, temos a figura do ovo, que salva a galinha de ir pra panela. Um filho prematuro, porém uma mãe já habituada à situação de maternidade. Representando o olhar da sociedade para com a mulher e o seu papel.

É incrível como Clarice nos presenteia com textos fascinantes, figurativos e muito significativos. Não posso dizer que ler as obras da autora seja uma tarefa fácil, mais do que ler, é preciso interpretar, sentir e viver Clarice.

Por isso considero a autora tão mágica!




CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656


Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!