[Resenha] Vozes do Joelma

VOZES DO JOELMA 
Os gritos que não foram ouvidos

Apresentação: Tiago Toy 
Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini
Faro Editorial | 2019 | 288 páginas | Skoob


A tragédia do Edifício Joelma ocorreu em 1974 em São Paulo, mas até hoje  é lembrada pelo impacto que causou. Em 1º de fevereiro, o prédio de 25 andares, onde funcionava o Banco Crefisul de Investimentos pegou fogo, este que se alastrou de forma rápida, não dando a mínima chance para muitos que ali trabalhavam. No auge do desespero, pessoas começaram a se atirar dos andares. Tudo registrado, ao vivo, pelas câmeras de televisão, cenas que até hoje chocam aqueles que assistem. Foram quase 200 mortos e 300 feridos.






Vozes do Joelma resgata esse trágico episódio da história, além de abordar todo misticismo e lendas que rondam a região onde fica o edifício, hoje conhecido como Edifício Praça da Bandeira. 

São quatro contos  inspirados pela história do Joelma e escritos por quatro autores nacionais consagrados, Marcos DeBrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira e Victor Bonini, com a apresentação de Tiago Toy.

Humanos são tumbas ambulantes. Enterram suas verdades e tudo o que lhes causa ódio ou vergonha no mausoléu de suas almas, que coroam com uma pomposa lápide ornamentada com belas flores e um epitáfio enganoso

No primeiro conto, DeBrito, relata a história do crime do poço que aconteceu na década de 40, na região onde fica o Joelma. Nesse conto vamos entrar na mente de um assassino, Pablo, que após matar sua família, é atormentado por suas almas. 




Rodrigo de Oliveira, em seu conto, já assume a parte do incêndio e dá uma nova versão para a origem de tudo, com um ar bem sobrenatural e de arrepiar. O autor é mestre em apavorar o leitor e que final ele deu aqui.

No terceiro, Barcelos, traz uma história com as treze almas. Incineradas dentro do elevador e jamais identificadas. O ambiente é o cemitério para onde os corpos foram levados e confesso que li tendo arrepios.

No último, Bonini traz uma suposição de como seria o lugar onde ficava o Joelma caso fosse habitado. O conto dá um ar de suspense e você não consegue saber o que é real ou fantasia, o que deixa tudo mais tenso. 

Mais que quaisquer outros, os que me divertem mais são os hipócritas, que acreditam realizar o bem através de medidas contrárias. Eles escondem suas verdadeiras identidades sob uma tumba fortificada e obstruem os próprios sentidos para mantê-las bem enterradas

No começo, intervalo entre os contos e no final, Tiago Toy apresenta uma narrativa ímpar que liga as histórias. O tom sombrio adotado pelo autor é perfeito e para mim foi a cereja do bolo.



Vozes do Joelma é um livro que prende do início ao fim, com histórias muito bem desenvolvidas e que dão aquele friozinho na barriga, além de que, cada conto é uma experiência única. 

Com certeza o incêndio no Joelma marcou muitos e mesmo eu ainda não sendo nascida, escutei muitas histórias a respeito e por morar em São Paulo, é claro que isso só me deixou mais ansiosa por essa leitura. E como eu gostei!!!

Não romantizes a tragédia. O prestígio post mortem parece esplêndido aos que ficam  porque desconhecem os segredos. A morte não é um terrível fim - terrível é a sentença do outro lado.

Portanto, se gosta do gênero e essa mistura de realidade com fantasia, não deixe de ler. Garanto que não vai se arrepender.



E antes de terminar tenho que elogiar o trabalho impecável da editora com a edição do livro.





4 comentários

  1. Esse livro é fenomenal, um conto melhor que o outro. Gostei demais de ter realizado essa leitura. Recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro traz um conteúdo realmente impactante. Apreciei bastante conferir a sua descrição a cerca dessa obra. Parece ser um ótimo livro. Além de bem intrigante.

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha amiga! Que arraso de projeto fomos nos enfiar, hein?! E que arraso de resenha! Como sempre, aliás! Seu trabalho é incrível e só posso dizer da gratidão por essa parceria em mais uma bela empreitada! Amei! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Achei incrível a ideia desse livro. O fato da editora reunir tantos autores, ainda mais sendo todos nacionais. Com certeza um trabalho em equipe que merece destaque. Espero ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!