[Resenha] O Quebra-Nozes

O QUEBRA-NOZES

Autor: Alexandre Dumas * E.T. A. Hoffimann | Ano: 2018 | Páginas: 344
Editora: Zahar | Skoob


Olá, leitores!!! Como estão os preparativos para a ceia de Natal?

Essa é uma época que me deixa um tanto nostálgica, cheia de saudades e talvez por isso, sou apaixonada por histórias que se passam no Natal. E uma obra que há muito tempo queria conhecer é a do Quebra-Nozes e hoje venho compartilhar essa leitura aqui com vocês.

Essa adaptação infantil teve sua obra original lançada pela Editora Zahar na Coleção Clássicos Zahar, uma edição de bolso lindíssima. Que além da versão original de E.T.A. Hoffmann, nos brinda também, com a versão de Alexandre Dumas. 

O clássico conta a história da pequena Marie (Clara em algumas versões) e seu irmão Fritz que ganham um boneco de presente de Natal de seu padrinho: um quebra-nozes. Com todo carinho a menina cuida dele e depois de muitas brincadeiras, ela o coloca em seu armário de brinquedos. Todos vão dormir, porém Marie escuta um barulho e resolve verificar. Ela depara com uma cena um tanto inacreditável, ratos e brinquedos em uma grande batalha entre si. 

E é ai que o brinquedo mágico nos transporta por uma emocionante aventura cheia de magia! E é nessa história que vamos entender a origem dessa batalha e o porquê dos camundongos odiarem o Quebra-Nozes. 



A história é um conto infantil que deve ser lido por todos de qualquer idade. A leitura é simples, fluída e encantadora!! Além da riqueza de detalhes e de toda magia que o enredo traz. 

A edição da Zahar traz as duas versões, a original que foi criada em 1816, pelo escritor alemão E. T. A. Hoffimann e a  versão de 1844, do escritor francês Alexandre Dumas, que além de traduzir a obra, incluiu nela diversos elementos da cultura francesa. 

No entanto, não há grandes diferenças entre as duas versões, além de um detalhamento maior na de Alexandre Dumas. E acho que por esse aprofundamento maior na história, essa foi a minha versão favorita.




O conto foi transformado em um balé, com musica de Tchaikovsky. Maravilhoso!

O prefácio de Priscila Mana Vaz nos mostra a trajetória da origem, criação e repercussão dessa história de Natal pelo mundo. Porém, aconselho a leitura dessa parte somente após conhecer as duas versões. 

Enfim, O Quebra-Nozes é uma história mágica e ideal para essa época!!! Recomendo para adultos e crianças! Sem falar na edição maravilhosa e muito caprichada!!

Essa é minha recomendação de hoje e que todos tenham um feliz natal!!





Um comentário

  1. Nem preciso dizer que sou apaixonada nessa epoca né! hahaha vc me conhece!
    Esse livro quando foi lançado foi um bafafá, lindissimo ne!
    Ainda não tenho esse, mas conheço a historia e AMO!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!