#12MesesComClarice | Mais Dois Bêbados

Olá, pessoal!! Como estão?

Hoje é dia do projeto maravilhoso #12MesesComClarice2019, do qual participo com os blogs amigos: Café com Leiturada Ana, blog Sobre a Leiturada Amanda Leitura Enigmática, do Gustavo.

O conto desse mês é "Mais Dois Bêbados". Vamos falar um pouquinho sobre ele?



"Surpreendi-me. não é que abusava de minha boa vontade? Por que mantinha ele um ar de tão denso mistério? Podia contar seus segredos sem receio de qualquer julgamento. Meu estado de embriaguez me inclinava especialmente à benevolência e além disso, afinal, ele não passava de um estranho qualquer…"

Esse conto, um pouco diferente dos outros, traz a história de um sujeito que perambulando pela cidade escolhe ao acaso um outro homem para conversar. Mas, por que um estranho?

A novidade do conto é narração feita por um homem, dessa vez não teremos uma mulher como protagonista. Algo incomum nas obras da autora.

Nossos personagens não possuem nomes e o conto e se passa em uma mesa de bar. O que o narrador espera do outro é sinceridade. Tem a sua frente alguém fechado, que não se revela, não fala de sua vida, de suas fraquezas.

Mas aquele homem que jamais sairia de seu estreito círculo, nem bastante feio, nem bastante bonito, o queixo fugitivo, tão importante como um cão trotando - que pretendia com seu arrogante silêncio? não o interrogara várias vezes? Ele me ofendia.

Na verdade o protagonista desse conto se sente uma pessoa superior e diante disso ele espera que o outro se abra para ele. E isso não ocorre.


O conto é muito curtinho, com algum diálogo ou pode-se dizer, quase um monólogo. Mas o interessante está no comportamento do narrador. Que dá até a sensação de certa psicopatia. Ou seria o efeito da bebida?

Tudo termina bruscamente. Em aberto... Tanto que até fui pesquisar na internet, pois achei que poderia ser  um defeito do livro. 😆 Mas não...

Um texto breve e direto. O conto não traz aquele fluxo de consciência ao qual estamos acostumados nos contos de Clarice. Na verdade, temos aqui, uma boa reflexão sobre a vida. Mesmo dentro de palavras de alguém que pode estar bêbado ou não.

Mas talvez o senhor não compreenda: somos diferentes. Sofro, em mim os sentimentos estão solidificados, diferenciados, já nascem com rótulo, conscientes de si mesmos




CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656


Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.






Um comentário

  1. Eita, não me lembro desse conto... vou procurar por ele para ler.
    Acho que posso tê-lo "pulado" devido ao fato de ser uma voz masculina.
    Não estou certa, mas me incomodou a fala dos sentimentos solidificados e com rótulos. Achei meio contraditório. rs

    bacio

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!