[Resenha] O Escravo de Capela

O ESCRAVO DE CAPELA

Autor: Marcos DeBrito | Ano: 2017 | Páginas: 228
Faro Editorial | Skoob


A história se passa no final do século XVII, em 1792, período em que a escravidão está em plena atividade no Brasil Colônia.  Nesse cenário somos levados para a Fazenda Capela que trabalha no cultivo de cana-de-açúcar. O local pertence a família Vasconcelos e é comandado por Antônio Batista da Cunha Vasconcelo, capataz e primogênito do senhor da fazenda.

Antônio é cruel com seus escravos, sem qualquer controle de seus atos, é sádico e sente imensa satisfação em aplicar os mais diversos castigos. Ele é responsável pelo brutal castigo de Akili, um escravo já em idade avançada, que ficou incapaz de andar.

Vamos conhecer também Sabola Citiwala, o mais novo escravo da propriedade. De personalidade forte, ele não consegue aceitar a situação e se revolta. Diante desse comportamento, atrai a atenção de Antônio e tão logo recebe seu primeiro castigo. O velho Akili cuida de seus ferimentos e acabam unidos pelo mesmo ideal, criando um plano para que Sabola consiga fugir.



Enquanto acompanhamos a rotina na fazendo, percebemos que o pai, Antônio Batista, embora não goste dos excessos do filho mais velho, nada faz ao contrário, pois também é cruel ao lidar com seus escravos.



Quando a morte é apenas o começo para algo assustador.


O único a se salvar é o filho mais novo, Inácio, que estava fora, estudando medicina e agora ao retornar vê todo tratamento desumano aplicado por sua família. Por ser diferente, Inácio é presença incômoda para o irmão mais velho.

O livro aborda uma realidade cruel da escravidão e o desejo forte de vingança, mesclado com partes sobrenaturais e a presença de elementos do folclore nacional. Eu fiquei maravilhada com a obra, é nítido todo trabalho do autor sobre o Brasil Colônia e a inclusão do terror fantástico, o que levou a uma história ímpar e fascinante.

Algumas partes são bastante cruéis e aterrorizantes, tanto na parte histórica quanto na folclórica. O clima é tão intensamente descrito por DeBrito, que por vezes me senti dentro do cenário, escutando o assovio sinistro, que todos passaram a temer.


Parecia-lhes impossível crer que um cadáver fosse capaz de abandonar a própria cova para invadir uma residência na clara intenção de vingança por sua morte.


A narrativa é muito envolvente e repleta de ação e suspense, o que faz com a leitura flua muito bem.  Além de toda parte histórica, mostrando alguns costumes da época e rotina da escravidão, escravos tratados de forma desumana, o autor recria dois mitos do folclore de modo extraordinário.


Um animal aprisionado em correntes, quando livre das amarras, naturalmente busca a fuga. No entanto, a oportunidade de retaliação pelos anos sofridos no cárcere não é desperdiçada quando fica de frente ao seu aprisionador.


A história traz muitas reviravoltas e um final surpreendente. Com certeza uma das melhores leituras do ano!

Aliado a esses fatores, temos uma edição incrível! A capa é macabra fazendo jus a história, as laterais em vermelho, o que dá a sensação de identificação com o conteúdo da obra. 

Gente!!! Leiam esse livro!!!





9 comentários

  1. Gosto bastante de ler resenhas tão bem feitas assim. É ótimo poder conhecer mais sobre esse livro, que eu ainda não conhecia. Achei bem interessante o enredo e tudo o mais.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o livro, nem o autor, mas essa é uma história realmente forte. Embora seja um passado tenebroso, é algo que precisa realmente ser lido e lembrado, para que não se repita nunca mais essa cenas em nosso presente. Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que história sensacional você nos traz! Sua resenha, um capricho como sempre! Parabéns! Eu já li algumas considerações sobre esse livro e quero ter a oportunidade de ler! Tem uma abordagem histórica que me fascina! Arrasou! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha. Estou começando a explorar um pouco mais livros de autores nacionais e, apesar de perceber que a escravidão tem sido um tema pouco explorado, nunca tinha tomado conhecimento de nenhuma história que incluía elementos do nosso folclore. Achei muito interessante!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  5. Excelente resenha, também me senti dentro da história ao ler suas palavras. Achei muito interessante e quero ler também.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura empolgante, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me deixou intrigada !!!

    Bjs
    Aruom Fênix
    Blog: https://leiturasdearuom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Caramba! Eu ñ conheço esse livro mais já gostei.
    Principalmente por aborda além da escravidão elementos sobrenaturais.

    Parabéns pela resenha.🌺

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parece ser uma história sensacional! Mesmo não sendo meu estilo de leitura fiquei muito curiosa! E essas fotos? Estão incríveis!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!