6 on 6 - Meus Livros

Olá!!


Hoje é dia do nosso projeto fotográfico 6 on 6 pelo grupo Interative-se do Facebook.

O tema escolhido para o mês foi: Meus Livros

Confesso que não foi nada fácil escolher somente seis, pois tenho mais que são preferidos e eu gostaria que estivessem aqui. Porém, busquei entre aqueles que mais me marcaram, seja por sua história, momento da minha vida ou o que representou para mim e consegui chegar a uma conclusão. Espero que vocês gostem dessa seleção feita por mim.



Dom Casmurro... Machadão tem lugar cativo em minha estante e este foi o primeiro que li de sua autoria e o meu favorito!

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.



Esse foi o primeiro livro que comprei com um dinheirinho dado por meus pais em uma viagem que fizemos, eu contava com 10 anos na época. Lembro até hoje da minha alegria de menina, ao sair da banca com essa senhorinha nos braços, que é uma das escritoras mais amada por mim. O Caso dos Dez Negrinhos abriram as portas para aquele que seria meu gênero favorito.

[...] Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum; 
Um deles se queimou, e então sobrou só um. 
Um soldadinho fica sozinho, só resta um;
Ele se enforcou,
E não sobrou nenhum.



Eu me encantei por essa história, primeiro assistindo o filme e depois pelo livro. 
O Jardim Secreto traz uma das histórias mais lindas que já li e eu tenho um carinho muito especial por essa obra.

Chances de voltar à vida, chances de crescer e sobreviver, chances de aceitar as pessoas como elas são, chances de recomeçar, chances de se tornar uma pessoa melhor, experimentando e simplesmente apreciando as coisas mais simples da vida.



Carlos Drummond de Andrade... 

Toca meu coração e alma por completo! 

[...]
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.





Esse não poderia faltar de jeito nenhum!! Sou apaixonada por Orgulho e Preconceito, de Jane Austen! Já li e reli.
Foi meu primeiro da autora e é um dos meus favoritos da vida!

Quando mais conheço o mundo, mais me desagrada. E o tempo confirma a minha crença na inconsistência do caráter humano e no pouco que se pode confiar nas aparências de bondade ou inteligência.






O Conde de Monte Cristo é uma das melhores obras  que já li. Um grande clássico, com uma história envolvente, intensa e com várias passagens memoráveis.  

Não existem nem felicidade nem infelicidade neste mundo, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Apenas aquele que atravessou o extremo infortúnio está apto a sentir a extrema felicidade. É preciso ter desejado morrer, Maximilien, para saber como é bom viver.


Essa foi minha seleção para esse post, livros muito queridos e especiais para mim. Espero que tenham gostado! E me digam se já leram alguma das obras citadas?

Não deixem de visitar outros blogs participantes da postagem:





3 comentários

  1. Ah, que delícia minha cara... já li todos esses livros e nem preciso te dizer que orgulho e preconceito está na minha lista pessoal de livros lidos muitas e muitas vezes. Adoro. Dom Casmurro eu li algumas vezes, mas não gosto do estilo de narrativa. É tudo muito lento. Me causa um bocado de preguiça, mas adoro o Bentinho. rs
    E Agatha, bem... o que dizer dessa dama dos mistérios?
    adorei o post

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Olá :D
    Amei sua seleção; conheço alguns apenas de vista, mas outros já li e AMO - "O caso dos dez negrinhos que o diga"! Este também foi o responsável por eu ter um carinho especial pela autora e pelo gênero (embora eu já tivesse lido outros neste estilo antes).
    E Machado, eu "aprendi" a gostar com o tempo (e quando gostei de verdade, já era! Quero ler todos algum dia *-*)

    Parabéns pelo post e pelas fotos.
    Beijinhos e boas leituras e releituras.

    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Que seleção bacana, Dom Casmurro também é um dos meus preferidos de Machado; O Caso dos Dez Negrinhos já li e reli, gosto muito de Agatha Christie. Tenho curiosidade com o Conde de Monte Cristo, é a clássica história de vingança que deu origem a tantas outras. Adorei o post, me fez viajar nas lembranças ❤

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!