[Sessão Pipoca] À Espera de Um Milagre



Olá!!

Hoje é dia de dica de cinema por aqui e vamos falar sobre o filme À Espera de Um Milagre.

O filme, uma das histórias mais conhecidas de Stephen King, estreou, no Brasil, no ano 2000. Já faz um bom tempo, mas quem ainda não assistiu deveria se permitir esta emoção.

No elenco principal temos o veterano Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, respectivamente como o carcereiro e o detento de uma prisão. Tom Hanks faz o papel de Paul Edgecomb e Michael Clarke Duncan de John Coffey. 

Paul é o chefe daquela ala, apelidada de Milha Verde, onde condenados por graves crimes aguardam a execução da pena capital; consciente do clima pesado do local, Paul tenta sempre mantê-lo calmo a fim de não conturbar mais ainda a mente daqueles que não têm mais nada a perder. 

Eles recebem sempre as informações sobre os condenados que estão recebendo, e surgem as recomendações sobre um em especial: um cara tão grande, sentenciado por um bárbaro crime - o assassinato de duas irmãzinhas – classificado como um monstro gigante. 




Logo que o mais novo interno chega à Milha Verde e começa a falar com Paul, ele nota que o prisioneiro deve ter algum problema mental. Seu comportamento é um tanto infantilizado, até mesmo pedindo se uma luz poderia ficar acesa por ter medo do escuro. 

A convivência entre os carcereiros e Coffey começa a gerar dúvidas sobre sua real culpa nos assassinatos, levando Paul a investigá-lo. Coffey é amável, sensível e possui uma energia diferente de tudo que o chefe já possa ter visto. 

As informações sobre Coffey são controvérsias, mas um homem negro, grande e retardado não teria a menor chance de se defender numa época de preconceitos tão fortes. Ainda mais sendo encontrado com duas menininhas brancas sangrando em seu colo. 



A cada dia fica mais evidente a paranormalidade de Coffey, na mesma medida de sua bondade e o desejo irrestrito de fazer o bem, mesmo naquele ambiente restrito e hostil da cadeia. Isso passa a gerar um sentimento de culpa naqueles guardas que sentem no coração sua inocência. 

Paul terá que decidir o que fazer para ajudar o gigante, pois o tempo está passando e ele será executado. Este dilema corrói o personagem e a nós também, como expectadores. 

Sem dúvida é um dos melhores filmes que tive a felicidade de assistir; e tempos depois li a história de Stephen King, na qual o filme foi baseado, quando recebi de presente da minha esposa, à época namorada. 



Talvez este tenha sido o livro que me colocou definitivamente no mundo da literatura. Pois desde então não parei mais de ler, o que não era hábito, antes. 

De qualquer forma e por qualquer variação, as artes convergem; e gostamos mais de uma ou de outra. O importante é alimentar a mente com conteúdo de boa qualidade. 

Este filme, ou a obra de Stephen King, nos faz refletir sobre justiça, o certo ou errado, sobre o que verdadeiramente valha a pena. Talvez aquilo que seja imprescindível a uns, não faça diferença para outros. 

Estas obras mexem num campo que muitas vezes ignoramos para não termos que mudar nossa conduta, os valores que temos, posturas que praticamos, indiscriminadamente, sem pesar as consequências. É preciso repensar! 



Sinopse:

Um carcereiro tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey, um negro enorme, condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados.


Ficha Técnica:

Título Original: The Green Mille
Direção: Frank Darabont
Elenco: Michael Clark Duncan, Tom Hanks, Sam Rockwell, David Morse, Doug Hutshison...
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama/Fantasia



8 comentários

  1. Muito bem. Gostei:))

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderExcluir
  2. Isa do @leportraitdeisa!

    Amei a resenha e suas impressões sobre o filme, eu sempre choro muito vendo esse filme.. sei lá ele é uma lembrança de como o ser humano e o mundo em si pode ser cruel e cego só por causa de uma doença mental ou a cor de uma pele.

    Os personagens principais são incríveis e a história nos faz pensar muito sobre como olhamos e percebemos o mundo! Amei a resenha de verdade!!!

    ResponderExcluir
  3. Que presentão foi receber esse livro mesmo!
    A história é mais que tocante e marcante, é impossível ter algum contato com ela e não sair diferente da experiencia.
    Post lindo!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Sinto uma imensa vontade de ler esse livro, mas estou esperando o momento certo para realmente absorver a leitura. Adorei as considerações sobre filme e livro. Sinceramente, me dá vontade de chorar se pensar na película.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Olá, já assisti esse filme e amei.
    Muito boa a sua colocação sobre o filme.
    Ainda quero ler algo sobre Stephen King.
    Adorei o post.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jr., tudo bem? Recentemente reassisti a esse filme, porque apesar de ter visto ele antes vagamente, na TV, foi só recentemente que parei para assistir de verdade. E fiquei muito chocada com a história, sobretudo os significados que ela carrega. Depois que assisti fiquei muito interessada em conferir o livro também, imagino que ele seja ainda mais intenso. E acho muito interessante que você tenha iniciado sua vida de leitor com esse livro, pode-se dizer que iniciou com o pé direito, rs. Enfim, gosto muito dessas histórias que geram esse tipo de reflexão sobre a sociedade, mas o mais importante é como elas são capazes de tocar cada um de forma individual. Ótimo post, bjs.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ei Jr,

    Realmente um filme lindo e para se refletir. Assisti a adaptação há muito tempo, mas depois do seu post fiquei com vontade de reassistir. Ainda pretendo ler o livro, parece ser tão bom quanto.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Ainda não li nada do King, não sei como pois é ahaha, mas sempre que vejo algo sobre suas obras me bate uma vontade cada vez mais forte, ainda não assisti esse filme, mas assim que eu tiver um tempo livre, o verei. Seu post me ajudou a decidir isso.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!