[Especial Literário] Monteiro Lobato

Oie, leitores!! Como estão?

Faz um tempo que não faço um Especial Literário aqui e esse mês não vou deixar passar. O de hoje é com o escritor Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato marcou muito minha infância com seus personagens do querido Sítio do Pica Pau Amarelo, o qual eu adoro até hoje.




Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.  Registrado como José Renato Monteiro Lobato é considerado um pioneiro na literatura infanto-juvenil.

Passou a se chamar José Bento, para que suas iniciais ficassem iguais às do pai, falecido em 1898. Em 1904 formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo e neste mesmo ano voltou para Taubaté, onde conheceu Maria Pureza Natividade, com quem se casou  em 1907.

Nessa época pintava e escrevia artigos para os jornais do Rio, Santos e São Paulo. Mais tarde escreveu "Cidades Mortas", livro que retrata a agonia da cidade quase abandonada.

Em 1917, venda uma fazenda herança de seu avô e muda-se para Caçapava, onde dedica-se definitivamente à literatura. Muda-se para São Paulo, onde colabora para a Revista do Brasil, onde torna-se editor. 

Em 1918 publica seu primeiro livro "Urupês", que esgota em sucessivas tiragens.  Logo após muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças. Em 1921, publica "Narizinho Arrebitado", que viria a fazer grande sucesso e o que o levou a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros, girando ao redor do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Monteiro Lobato faleceu em São Paulo, no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.


Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.




Obras

Ideias de Jeca Tatu, conto, 1918
Urupês, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920
Negrinha, conto, 1920
O Saci, literatura infantil, 1921
Fábulas de Narizinho, literatura infantil, 1921
Narizinho Arrebitado, literatura infantil, 1921
O Marquês de Rabicó, literatura infantil, 1922
O Macaco que se fez Homem, romance, 1923
Mundo da Lua, romance, 1923
Caçadas de Hans Staden, literatura infantil, 1927
Peter Pan, literatura infantil, 1930
Reinações de Narizinho, literatura infantil, 1931
Viagem ao Céu, literatura infantil, 1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
Emília no País da Gramática, literatura infantil, 1934
História das Invenções, literatura infantil, 1935
Memórias da Emília, literatura infantil, 1936
Histórias de Tia Nastacia, literatura infantil, 1937
Serões de Dona Benta, literatura infantil, 1937
O Pica-pau Amarelo, literatura infantil, 1939


Fábulas 

O Cavalo e o Burro
A Coruja e a Águia
O Lobo e o Cordeiro
O Corvo e o Pavão
A Formiga Má
A Garça Velha
As Duas Cachorras
O Jaboti e a Peúva
O Macaco e o Coelho
O Rabo do Macaco
Os Dois Burrinhos
Os Dois Ladrões
A caçada da Onça


Jeca Tatu

É no livro "Urupês", que Monteiro Lobato retrata a imagem do caipira brasileiro, onde destaca a pobreza e a ignorância do caboclo, que o tornava incapaz de auxiliar na agricultura. O Jeca Tatu é um flagrante do homem e da paisagem do interior. O personagem se tornou um símbolo nacionalista utilizado por Rui Barbosa em sua campanha presidencial de 1918. Na quarta edição do livro, Lobato pede desculpas ao homem do interior.


Hoje é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, a data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma homenagem ao escritor, que dedicou-se, como poucos, à literatura infantil no Brasil. 




Um país se faz com homens e livros.



8 comentários

  1. Gostei da publicação... Obrigada.

    Hoje, com a participação de ambos:- Páscoa :- JESUS é Amor, Luz, Felicidade (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima noite, e uma Santa Páscoa.

    ResponderExcluir
  2. Monteiro Lobato jamais será esquecido entre as pessoas, ele é marco da Literatura Infantil. Pena que suas obras,ultimamente andam deixadas de lado nas escolas, pois elas estimulam demais a imaginação dos pequenos leitores.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, você é maravilhosa! Infelizmente não fiz post sobre essa linda data! Parece ter uma lanterninha acesa dentro de mim por isso, sabe?! Mas sei que oportunidades não faltarão! Amei a proposta de Especiais Literários! Ainda não tinha visto aqua no "Conduta"! E Monteiro Lobato, assim como os demais, com certeza merecem! Ele, assim como Ziraldo, fazem parte da minha história enquanto leitora. Então, eu agradeço pelo lindo trabalho que me fez rememorar os tempos de infância! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como eu amava assistir O Sítio do Pica Pau Amarelo nas tardes da Globo, ficava vidrada! Monteiro Lobato criou um universo encantador em seus livros infantis que marcou demais a literatura brasileira. Adorei a homenagem, gosto muito de seus especiais literários.

    ResponderExcluir
  5. Monteiro Lobato marcou muito minha infância também. Conheci o Sítio do Picapau Amarelo através do antigo programa da TV Cultura, mas como boa leitora que sempre fui, logo estava atrás dos livros. Aquele mundo marcou demais minhas brincadeiras de infância. Sonhei muito em ter uma Emília! Adorei o post, homenagem mais que merecida!

    ResponderExcluir
  6. Monteiro Lobato será eternamente lembrado! Marcou também a minha infância não só com o sítio do pica-pau amarelo mas com diversas de suas fábulas 🥰

    ResponderExcluir
  7. Monteiro Lobato literalmente fez metade da minha infância haha. Eu amava Sítio do Pica-Pau Amarelo, tanto que tive aniversário com o tema e, contra todos os julgamentos, tive uma boneca da Emília (que hoje eu acharia meio bizarra e feia). Esse homem tem um talento para inventar histórias. Lia várias na escola *-* que saudades!

    ResponderExcluir
  8. Linda homenagem, Fê!
    Eu amo as escrita e as histórias de Lobato
    Acabei de ler a nova edição de Reinações de Narizinho e amei!
    Lindo post!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!