[Resenha] Poliana

POLIANA

Autora: Eleanor H. Porter | Ano: 2018 | Páginas: 192
Editora Nova Fronteira | Skoob




Olá!!

Já tem um tempo que li pela primeira vez o clássico Pollyanna, de Eleanor H. Porter, mas quando vi essa belíssima edição da Editora Nova Fronteira (que traduziu o título para Poliana) não resisti e fiz uma releitura dessa história tão fofa e tão inspiradora.

Poliana é uma menina de 11 anos, alegre e divertida, que após se tornar órfã vai morar com sua tia Paulina, que ao contrário da sobrinha, é uma mulher carrancuda e amarga. O que não imaginava era que com chegada da menina seria alterada não somente a vida da tia, como de toda a casa.



Tia Paulina não muito contente instala Poliana no porão da casa, lugar bem quente e solitário. Mas nem isso tira todo o otimismo da garota, que começa a criar vínculo com os empregados da casa e a conquistar também a vizinhança. 

Poliana não sabia se ele estava dormindo ou não Então, mais atenta, pôde compreender, comovida, que aquele homem tinha os lábios apertados para que deles não saísse nenhum gemido. E vendo-o assim, tão grande e forte, mas estirado e imóvel, Poliana mal pôde conter as lágrimas.

Poliana mesmo nas adversidades consegue encontrar algo de bom e nunca se deixa abater, o que chama a atenção de todos e o que contagia a todos também. Ela pratica o "jogo do contente" que aprendeu com seu pai.

-... o jogo se resume em encontrar alegria, seja lá onde for... 

Até que algo muito terrível ocorre e é ai que vamos ver o que será de Poliana, como ela vai encarar essa nova realidade. E também como as pessoas, as quais ela mudou, irão se comportar diante dos fatos.

É engraçado como depois de tanto tempo que lemos uma obra e em uma segunda leitura a percepção pode mudar, um pouco ou totalmente. Quando li pela primeira vez Poliana, eu achei interessante a forma como a garota encarava o que de ruim acontecia. Hoje eu continuo a achar uma forma otimista, mas também vejo que por pior que algo que hoje possa parecer totalmente negativo,  amanhã vamos entender e ver que foi o melhor. E ainda sair mais fortalecidos.



Poliana é um livro leve e fluído, e que traz uma história linda, uma lição de vida. Ainda mais para os tempos de hoje, onde há tanta intolerância e falta de amor ao próximo.

Eu estava fazendo o jogo do contente mas sem pensar, como me acontece tantas vezes. A gente se acostuma e brinca sem saber. Em tudo há alguma coisa de bom. A questão é descobrir onde está.

Uma leitura que eu recomendo e se você ainda não leu, corra e mude isso. E depois passe para frente o jogo do contente. 

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, Poliana é para jovens e adultos. A edição da Nova Fronteira está linda e as ilustrações mais fofas ainda. 

Experimente!

Há sempre uma razão para se estar contente. 


19 comentários

  1. Olá:- Acredito que seja um livro agradável de ler,
    .
    Cumprimentos poéticos

    *** Caminhar de mãos dadas, contigo ***

    ResponderExcluir
  2. Que edição mais linda. Já li o livro, mas foi naquela edição bem velhinha. Quero essa na minha coleção haha. Achei a historia encantadora e com uma mensagem linda. A Poliana me lembra da Anne de "Anne with an E", que é tipo uma ~Poliana canadense~ <3 Aaaah, e eu também quero ler as continuações e, não nego, às vezes até eu assisto a novela do SBT!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a capa está linda, muito caprichada! A história de Poliana é uma graça, uma verdadeira lição de como encarar as adversidades da vida de forma otimista, sem se deixar abater.

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que esse livro é um clássico, mas até pouco tempo atrás eu ainda não tinha lido. Eu conhecia por alto a história, mas mesmo assim valeu a leitura. A história é bem alegre e a gente fica até um pouco mais leve depois de ler.E essa edição está realmente linda!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, você faz um trabalho incrível! Quanto encantamento!De fato, essa edição do livro está lindíssima! Um clássico que tenho muita vontade de ler! Amo estar por aqui!Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu conheço esse livro, desde minha adolescência,posso dizer uns 12 anos. Mas nunca li. Agora que ele está voltando com uma capa nova, muito bonita, me deu vontade de ler. Se tudo der certo, eu irei tentar inseri-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda.
    Eu acompanho a novela Poliana (assisto todos os resumos do sábado) mas ainda não li o livro. Imagino que deva ser uma ótima leitura, como descreste. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Sei que existe uma novela no sbt inspirada no livro, achei muito legal a proposta de adaptarem algo tão singelo e bonito. Gostei muito de ler sua resenha, pois nunca li a obra e não acho que lerei, mas indico para todos só de saber sobre a temática e o otimismo da protagonista, questão importante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!
    Eu comprei uma edição de Poliana na bienal do ano passado, só não foi essa linda da Nova Fronteira e agora estou desejando essa daí também... ehehe
    Adorei saber um pouquinho mais sobre a história, não cheguei a ler quando criança, então tudo terá sabor de novidade.
    Você conseguiu me deixar curiosa sobre o jogo do contente, vou dar um jeito de logo ler a minha edição! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fê! Eu fiquei doida pra ler esse livro depois de uma recomendação, para quem gosta de Anne de Green Gables com certeza iria amar Poliana também. Na bienal eu quase comprei uma outra edição, por sinal muito bonitinha também, mas essa está linda demais! E com a sua resenha essa minha vontade só se intensificou. Essa história tem tudo para me agradar. Amei a resenha <3

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê,
    Essa edição está linda mesmo hein. Tenho muito interesse de conhecer a obra. Gosto de histórias infanto-juvenis e essa obra me chama sua atenção justamente pela sua lição de vida. Concordo contigo, a cada nova leitura de uma obra aprendemos e percebemos algo novo. Quero muito conhecer!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. quando vejo resenhas desse livro sempre me dá vontade de ir correndo tirar ele da estante e ler! tenho certeza que a Poliana e seu jogo vão me conquistar!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Que resenha fofa! Eu tinha muito preconceito com esse livro porque achava que o tal jogo do contente seria muito irritante. xD Mas hoje vejo que a história pode ser bem legal sim. Quero dar a chance! <3

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Essa edição está LINDAAAAA, Li esse livro há muito tempo (acho que fazem uns 10 anos), lembro de ter amado muito a história e a narrativa. Após ler seu post fiquei com muito vontade de rele-lo <3 Eu gosto de reler algumas obras, pois realmente nossas percepções sobre a obra mudam. Amei o post. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu li Pollyanna e Pollyanna moça na minha infância/adolescência e adoro as duas histórias. Eu estou de olho nesse edição linda desde o ano passado mas ainda não tive a oportunidade de comprar, só não gostei que eles fizeram a tradução do título. Tenho uma edição bonitinha aqui em casa e que pretendo ler novamente em breve.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Eu também gosto muito de releituras porque acho que consigo captar mais coisas que antes me passavam despercebidas. Amei sua resenha e essa edição está muito linda!!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  18. Oi,tudo bem ?

    Nossa Poliana é uma obra que a tempos quero ler e ainda não li, sempre bem falada e com mensagens incríveis, quotes maravilhosos e uma proposta linda. Gostei bastante da sua resenha, a vontade de ler a obra aumentou e com toda certeza é uma indicação maravilhosa.

    ResponderExcluir
  19. Oi Fê
    Que edição linda!!
    Eu AMO esta história e adorei a releitura deste livro também.
    Reli ano passado e amei. Este ano vou reler Poliana Moça
    Amei seu post
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!