#12MesesComClarice2019 | O Triunfo


Olá!!

Vamos dar o ponta pé inicial em nosso projeto #12MesesComClarice2019 com o conto O Triunfo?

O máximo, é que além de entrarmos nesse mundo de Clarice, vamos poder conhecer mais de uma visão sobre o mesmo conto. 

Vem com a gente!!





“De repente seus olhos crescem. Luísa acha‑se sentada na cama, com um estremecimento por todo o corpo. Olha com os olhos, com a cabeça, com todos os nervos, a outra cama do aposento. Está vazia.”



O Triunfo foi o primeiro conto publicado pela autora, em 1940, nas páginas da revista Pan.

O conto fala sobre o fim de um relacionamento e o ambiente doméstico surge como o cenário desse rompimento, relatando a experiência solitária de Luísa, após ter sido abandonada.

Jorge é escritor e vai embora, segundo ele, pelos excessivos cuidados de Luísa, os quais não o deixavam se concentrar em seu trabalho. Ele não consegue escrever.

Entre as idas e vindas, essa parece ser a mais séria briga do casal,  e Luísa oscila entre a passividade e o furor de sua natureza feminina.

Que impressão de fraqueza, de pusilanimidade, naquele simples papel... Jorge..., murmura debilmente. Quisera não ter lido aquela confissão. Apoia-se à parede. Silenciosamente chora. Chora até sentir-se lassa.


Depois dessa breve análise sobre a vida do casal, o leitor é convidado a sentir as sensações de Luísa, seu estado emocional e como este toma conta do ambiente. 

O conto é bastante curto e com claras características clariceanas: o inegável estilo literário, as sensações femininas passadas por Luísa, a complexidade dos sentimentos, os conflitos internos e os diferentes modos de ver a vida e até mesmo de amar.

Outro ponto que gostaria de destacar, que mesmo sendo este o primeiro conto da autora, já percebemos a maestria no uso das palavras. Clarice é intensa e única!


Sempre vivera ali com ele. Ele era tudo. Só ele existia. Ele tinha ido embora. E as coisas não estavam de todo destituídas de encanto. Tinham vida própria.


É claro todo sofrimento e toda dependência da mulher, mas também é claro as mudanças. Com isso, Clarice nos faz refletir sobre as fragilidades dos relacionamentos e as falhas e dificuldades do ser humano.

Maravilhoso!


CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656



Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.











9 comentários

  1. Um publicação bastante interessante...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem?

    Clarice é uma das minhas escritoras favoritas, ela consegue nos tocar e nos fazer refletir nas suas obras de uma forma incomparável. Os livros: A hora da estrela e água-vivas que conheci na escola me fizeram encher minha agenda de quotes e etc. Então essa obra deve ser igualmente boa e é claro que adicionei a minha lista de desejados. Resumindo: amei o projeto !

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Até hoje só li um livro da autora, mas sou apaixonada por sua escrita e a verdade que ela traz em suas palavras. Gostei muito de saber sobre seu projeto, assim posso conhecer mais obras. Quero me aprofundar mais na autora e acredito que suas postagens vão me incentivar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo ne? já folheei mas não tenho, é um ótimo projeto para ler ele :)
    CLarice era uma dama literária e merece todo esse destaque!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vergonha de admitir que conheço bem pouco da autora, quem sabe consiga acompanhar o projeto <3. Adorei a resenha e a temática do conto, acredito que seja o tipo de leitura que mexe com a gente. Necessito!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa edição é um dos meus sonhos de consumo. Quero conhecer mais a obra de Clarice, li apenas "A hora da estrela", e apesar dos sentimentos conflituosos em relação a obra, é inegável a maestria com que Clarice conduzia a narrativa. Beijos e sucesso no projeto.

    ResponderExcluir
  7. Clarice é de fato uma deusa. Adorei seu post tão rico em detalhes e informações

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Clarice merece todo esse reconhecimento, ela é um marco em nossa literatura. Amei esse projeto. Irei acompanhar as demais postagens!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAA, amo Clarice e adoraria participar do projeto também se eu tivesse o livro de contos aqui e se eu não tivesse com tanto medo de entrar em novos projetos longos, rsr. Ano passado me enchi deles e acabei toda enrolada, aí esse ano to tentando pegar mais leve nisso. Mas vou ficar de olho aqui pra acompanhar o andamento do projeto que promete ser maravilhoso! Esse primeiro conto parece ser muito interessante. Clarice sempre intensa, amo! <3

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!