[Resenha] Entre as Estrelas: Aquiles

ENTRE AS ESTRELAS: AQUILES - A saga de um autor de telenovelas

Autor: Marcílio Moraes | Ano: 2018 | Páginas: 144
Editora: 7 Letras | Adicione ao Skoob


Oie!!!

A resenha de hoje é sobre o livro Entre as Estrelas: Aquiles - A saga de um autor de telenovelas, publicado pela editora 7 Letras.

A trama é ambientada no Rio de Janeiro, início dos anos 90 e tem como protagonista João Carlos, ou simplesmente Joca, um escritor de folhetins, que trabalha para uma emissora muito importante.

Joca é um novelista famoso e bem sucedido em sua profissão e, está no meio de uma nova telenovela,  quando é informado pelo diretor, sobre a substituição de uma das atrizes. O problema é que Joca é meio que fascinado nessa atriz e o papel foi feito justamente para ela.




Como não aceita que Nize vá integrar o elenco de outra novela, ele entra em atrito com o principal executivo da emissora. Aliás, não somente com o chefão, mas com vários outros autores, realizando várias reclamações e denunciando a baixa qualidade das novelas da atualidade. Com todo esse impasse, seu problema com álcool só piorou ainda mais.

"-A televisão no Brasil só tem uma janela, Joca. Ou você faz fama ou se joga lá embaixo no cimento."

Ao longo da leitura vamos passando por vários recursos de narrativa, ora no fluxo de consciência de Joca, ora passando por trechos da novela que ele está escrevendo. 

E nesse ambiente, temos os sentimentos de um autor de telenovelas, com suas frustrações e dificuldades e também, com o de uma telenovela, os atores e o enredo. Além, de que, embora a sinopse diga que não se trata dos bastidores, eu achei que me encontrei em parte em um ambiente assim. Tive essa sensação, não posso negar.



A linguagem usada pelo autor é bastante simples e ao mesmo tempo bem própria, bem peculiar ao protagonista e eu achei isso bastante interessante. É como se realmente participasse dos acontecimentos.

Os personagens são bastante reais e peculiares, além de despertar a curiosidade sobre a vida de cada um deles. 

"Tinha que traçar o rumo, antever a imaginação o terreno a pisar, por mais fortuito e ilusório que fosse tal itinerário. Não começava a escrever o capítulo se não instituía sólida noção da trilha a seguir. E lamentava-se por não ter na vida escaleta existencial."

O livro foi uma leitura bastante diferente para mim, bem fora da casinha mesmo e eu apreciei conhecer um pouco mais da vida de um autor de telenovelas.


O Autor




Marcílio Moraes nasceu em Petrópolis, RJ. É contista, romancista, dramaturgo e roteirista. Autor de várias peças, entre elas, A vaca metafísica pela qual recebeu o Prêmio Revelação de Autor da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (1976). Para a TV Globo escreveu as novelas Roque Santeiro, com Dias Gomes, Roda de Fogo, Mandala e as minisséries Noivas de Copacabana, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Chiquinha Gonzaga. Atualmente é contratado da

TV Record, onde escreveu as novelas Essas Mulheres, Vidas Opostas – pela qual ganhou o Troféu Imprensa em 2008 – Ribeirão do Tempo e os seriados A Lei e o Crime, Fora de Controle e Plano Alto.


Para adquirir:






2 comentários

  1. Sucesso. Parece ser um bom livro :))

    Hoje:- Não nego, que o meu coração se apaixonou.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê
    O meu vai chegar ainda, mas estou super curiosa para ler
    Já estava e depois do seu post, fiquei ainda mais!
    Gosto desta temática e do trabalho do autor na TV
    Adorei o post
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!