[Resenha] Dante

DANTE

Autora: Tici Pontes | Ano: 2017 | Páginas: 237
Editora: Selida | Adicione ao Skoob




Dante é um rapaz que, desde os seus 19 anos, sofre de transtorno bipolar. Com isso, hoje aos 27 anos, vive entre altos e baixos e tudo piora ainda mais, pois ele não toma os remédios como deveriam ser, o que prejudica seu tratamento.

Dante mora com seu melhor amigo, Benjamin e é afastado de seu pai desde a morte de sua mãe. O relacionamento entre pai e filho é dos piores possíveis.

Até que um dia, na fila de uma cafeteria, Dante conhece Angel e é amor à primeira vista. Ele sente como nunca se sentiu antes e acha que aí pode estar a cura de seus problemas.

“Me ajuda a entender o que se passa dentro de você. Me ajuda a te enxergar.”

Porém, conforme o relacionamento dos dois se desenvolve, as dificuldades surgem. Dante resolve mais uma vez parar com os medicamentos e suas crises se tornam cada dia mais constantes. Nesse contexto, o que poderia ser a salvação não ocorre, e muitas reviravoltas acontecem.


Desde a primeira página de Dante eu já me senti envolvida pelo personagem e me identifiquei dentro de algumas de suas dificuldades, depois com o desenrolar da trama eu entrei mais ainda na história e fui absorvida, não só por Dante, mas por todos os personagens que o rodeiam, principalmente por seu amigo Ben.

“A doença mental não adoece somente o doente, mas toda família e amigos.”

Falar sobre qualquer transtorno psíquico, acredito que não seja uma tarefa fácil e, ainda mais, falar não somente de quem vive com a doença, mas também daqueles que estão perto e convivem com a pessoa, acho mais difícil ainda, por isso passei a admirar a escrita da Tici. Ela falou de um tema tão complexo com maestria, propriedade e de forma sutil. 



O desenvolvimento dos personagens foi perfeito. Dante é muito intenso, é daqueles personagens que te envolve e te arrasta junto com ele. Por ser bipolar, algumas de suas atitudes, podem chocar ou mesmo te fazer sentir raiva dele, é difícil para quem não conhece, imaginar que uma coisa aparentemente tão simples para uma pessoa, para outra pode ser uma tempestade em copo d’água, ou mesmo, o fim do mundo.

Angel se mostra uma mulher forte que, apesar de todas as dificuldades, sempre se manteve firme e aceita Dante do jeito que ele é. Eu me emocionei em vários momentos com ela, principalmente em um que não vou falar aqui para não dar spoiller, mas que arrebentou com meu coração.

Outro personagem que merece destaque é Benjamin, um amigo-anjo, que segurou as pontas em várias situações e me conquistou tanto quanto Dante.

E o médico fechou a porta atrás de si deixando Benjamin no meio daquela emergência abarrotada de pessoas. Cada uma com suas preocupações, seus medos e suas angústias.”


A história fala de amor sim, mas, sobretudo, fala das dificuldades daqueles que sofrem com algum transtorno, fala de amizade, relação familiar e superação. Eu me emocionei demais em várias partes e um turbilhão de sentimentos passou por mim.

Por fim, acho que todos deveriam ler Dante! Se já não passamos por algum problema, seja uma depressão, pelo menos já conhecemos alguém que passa ou passou por algum tipo de transtorno e o legal do livro é que mostra os dois lados. A importância de levar um tratamento a sério e de pedir ajuda quando necessário. E também dos que convivem com alguém nessas condições, o tentar, apesar de difícil, entender e ajudar, antes de julgar. 

Dante é apaixonante e vocês precisam conhecê-lo!

A autora possui outros livros e projetos futuros, inclusive um livro sobre Benjamin, e eu como já virei fã, quero ler todos. Portanto, ainda vão ver muito da Tici por aqui!

Essa semana participei do projeto #SemanaAdoteUmAutorNacional pelo instragram e Dante foi meu escolhido. Hoje encerro essa semana maravilhosa, agradecendo a Tici, que pude ter o prazer de conhecer mais e por toda sua atenção e simpatia.

Beijos,



3 comentários

  1. Muito bem. Imagino que seja um excelente livro!

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com essa temática. E esse já está na minha lista.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê
    Fiquei super curiosa para ler este livro e conhecer a escrita da Tici
    Adorei a sinopse e a capa
    AS suas fotos ficaram lindas, lindas
    Parabéns pelo post!
    Também adorei este projeto
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!