[Sessão Pipoca] Jogada de Rei


JOGADA DE REI
Life of a King (original)

Direção: Jake Goldberger
Gênero: Drama
Ano: 2014

Elenco: Cuba Gooding Jr., Malcolm M. Mays, Rachel Thomas, Dennis Haysbert, Jordan Calloway e outros

Sinopse: Após 17 anos na cadeia, Eugene Brown (Cuba Gooding Jr.) tenta recomeçar a vida trabalhando como faxineiro em uma escola pública. O local enfrenta diversos problemas causados por um grupo de alunos problemáticos, que conseguiu até mesmo expulsar uma professora. Encarregado de tomar conta deles, Eugene tem uma ideia: criar um clube de xadrez, de forma que possa ensiná-los a pensar antes de agir. Entretanto, a iniciativa não agrada ao chefão do tráfico local, que vê o faturamento cair devido ao sucesso do clube


Olá, pessoal!!

Hoje venho com mais uma dica de filme para vocês. E a minha indicação da vez é sobre um filme inspirado em uma história real, que assisti recentemente e que vale muito a pena conhecer.

Em Jogada de Rei, Cuba Gooding Jr. interpreta o ex-presidiário Eugene Brown, que passou 17 anos preso e, neste período, aprendeu a jogar xadrez com um outro detento. O jogo lhe deu a oportunidade de refletir sobre sua postura de vida e as conseqüências de atos intempestivos.



Eugene decide mudar sua vida, e, ao sair do cárcere, passa a levar uma vida decente, de redenção, tendo por primeiro desafio a busca de um emprego, que acaba obtendo por intermédio de um velho amigo.

Agora, como faxineiro de uma escola pública, ele tenta reconstruir sua vida e se aproximar dos filhos; os desafios se mostram grandes, já que uma vida honesta mão é nada fácil, principalmente tendo um emprego tão humilde.

A escola em que foi trabalhar é bastante conturbada, com alunos muito indisciplinados e permeada pelo tráfico de drogas. Numa casualidade, Eugene tem de supervisionar uma sala de alunos problemáticos e fazendo uso da filosofia do xadrez ele consegue chamar a atenção de alguns desses garotos.



É a partir daí que o ex-detento enxerga um nobre propósito para ter repensado seus valores, ele vislumbra a possibilidade que engajar esses alunos problemáticos no aprendizado do jogo de xadrez, transmitindo-lhes a premissa da necessidade de se pensar nas conseqüências antes de agir.

As dificuldades vão aparecendo durante a formação desse novo grupo de enxadrista, mas Eugene segue firme. O filme nos mostra o valor da mudança e da perseverança na luta por um futuro melhor longe das supostas facilidades oferecidas pela criminalidade.




É um filme sem um grande clímax, mas coeso e fiel à realidade das ruas e periferias de todo lugar. Por isso emociona e prende nossa atenção.

Recomendo!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!