[Resenha] Com Amor, Anthony


COM AMOR, ANTHONY
Autora: Lisa Genova
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2015
Páginas: 304
Skoob


SinopseEm seu novo romance, a autora best-seller de Para sempre Alice e Nunca mais, Raquel conta a história de Anthony. Ao dar voz ao rapaz autista, Lisa Genova permite que ele releve os segredos por trás do funcionamento de sua mente: por que ele odeia pronomes, mas ama o número 3 e balanços, como ele experimenta a rotina, a alegria e o amor. E é a voz desse rapaz que vai guiar duas mulheres em sua jornada inesquecível para descobrir as verdades universais que unem a todos nós. “Uma história comovente que não tem medo de abordar grandes questões.”—Booklist “Há um momento na história que um dos personagens se vê tão imerso em um livro que perde a noção do tempo. Os leitores do novo livro de Genova vão se ver na mesma situação.”—Kirkus Reviews “Convincente… Comovente.”—Publishers Weekly“Uma história profundamente emocionante sobre o poder do amor e a importância da união e da comunicação.”—Cape Codder“Às vezes, tentar ‘consertar’ alguém não é a melhor solução. Às vezes, amar – e Genova se refere à total e incondicional aceitação do outro, sustentada por uma boa dose de fé – é suficiente. Este livro emocionante trata disso.”—Bookreporter“O autismo é como uma charada sem resposta, cujos efeitos são inúmeros, misteriosos e confusos. O mesmo pode ser dito sobre o amor. Este livro ampliou minha percepção das duas condições, me fazendo sentir com a mente e pensar com o coração.” —Jamie Ford, autor best-seller de Um hotel na esquina do tempo "



Hoje é dia de resenha do Desafio Cultura e o livro da vez é um com mais de um ponto de vista. Vamos ao meu escolhido!

Em “Com Amor, Anthony”, Lisa Genova dá voz a um garotinho autista e mais uma vez a autora não decepciona.



O livro conta a história de duas mulheres fortes, que passam por um momento difícil de suas vidas.

Olivia era casada com David e levavam uma vida tranquila e feliz até o nascimento de Anthony. Até o terceiro ano de vida, tudo corria bem, até que os pais começam a notar alguns comportamentos estranhos em Anthony. Ele não interagia, não falava, gritava muito, e apresentava-se obsessivo por regras. Anthony não abraçava, não beijava e não olhava nos olhos. Anthony era autista.


Do outro lado temos Beth, dona de casa, moradora de Nantuchet e mãe de três filhas. Beth descobre uma traição do marido e mesmo ainda dividida em seus sentimentos, ela tenta seguir a vida.


Os capítulos são intercalados entre as duas personagens, que moram na mesma ilha e não tem a mínima noção uma da outra, até que o destino entrelaça essas duas vidas.

Olivia e David sempre tentaram os melhores tratamentos para o filho, mas que pouco surtiram efeitos. Quando Olivia passa a conviver melhor com Anthony e suas dificuldades, ele vem a falecer.  O casal se separa e Olívia se muda para Nantuchet em busca de respostas. Ela passa a reviver sua vida através de um diário escrito enquanto Anthony era vivo.

Após a separação, Beth decide escrever um romance, um dos maiores sonhos que sempre teve e acha que chegou o momento. Só não imagina o quanto isso seria importante.

A leitura segue entre o diário de Olívia e a escrita de Beth pelos olhos de Anthony, e é muito comovente.




Seguindo a linha de seus outros livros, a autora, nesse, aborda o Autismo; no entanto, embora seja o assunto central, a doença não é abordada unicamente. Lisa Genova nos dá detalhes e pensamentos de um autista, porém trabalha também com outras temáticas, tornando a trama muito rica.

Com personagens bem desenvolvidos e leitura fluída, “Com Amor, Anthony” é tocante do início ao fim. Impossível não chorar e se emocionar com a história.

Recomendo!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!