[Resenha] O Ovo e a Galinha


Conto: O Ovo e a Galinha
Autora: Clarice Lispector


Oie!

Hoje é dia do Desafio Literário Clarice-se do qual eu participo. E a resenha de agosto é sobre o conto O Ovo e a Galinha.

O conto “O Ovo e a Galinha” faz parte do livro A Legião Estrangeira, cuja primeira edição ocorreu em 1964, e Felicidade Clandestina, cuja primeira edição ocorreu em 1971. Encontra-se inserido, também, em A Descoberta do Mundo, cuja primeira edição ocorreu em 1984.

O conto é um dos mais filosóficos de Clarice e discorre sobre os questionamentos do homem e por isso resenhá-lo não é uma tarefa muito fácil.


"...de manhã, na cozinha, sobre a mesa vejo um ovo."



Já que o conto começa no início do dia, no qual o narrador se depara com o ovo, ou seja, é o início da vida. Ele representa o narrador em si e o ciclo da vida do mesmo.

Dentro dos simbologismos o ovo representa a literatura e a arte de escrever e, enquanto Clarice escreve vai surgindo a inspiração através da contemplação do ovo, ela sai de si mesma e se deixa envolver. Ao mesmo tempo a intenção da autora não é nos passar seu ponto de vista e sim, apenas se deixar levar pela inspiração materializada no ovo.

O texto reforça  uma das principais características das obras da autora que é a análise introspectiva, baseada na emoção e na consciência do narrador. 


"Os ovos estalam na frigideira, e mergulhada no sonho preparo o café da manhã. Sem nenhum senso da realidade, grito pelas crianças que brotam de várias camas, arrastam cadeiras e comem, e o trabalho do dia amanhecido começa, gritado e rido e comido, clara e gema, alegria entre brigas, dia que é o nosso sal e nós somos o sal do dia, viver é extremamente tolerável, viver ocupa e distrai, viver faz rir."



Realmente esse é um dos contos mais difíceis de interpretação de Clarice, é preciso aprofundar o máximo possível nas entranhas do que é passado no texto e não é uma tarefa muito fácil.

Sempre fico admirada com a perspicácia de Clarice em suas obras, é impressionante o domínio da autora, com o mundo, os questionamentos e a escrita.



Venha participar desse projeto e espalhar a literatura brasileira!

Até o próximo conto!





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!