[Sessão Pipoca] Fragmentado


Fragmentado
Split (original)

Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Terror Psicológico
Ano: 2017

Elenco: James MacAvoy, Anya Taylor-Joy , 

Betty Buckley, Jessica Sula, Haley Lu Richardson...


Sinopse: Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.








Kevin (James McAvoy) é um rapaz mentalmente perturbado, que passa por um tratamento psicológico para controle de suas múltiplas personalidades. Ele é portador de transtorno dissociativo de identidade (DID)Ao todo, sua psiquiatra pôde identificar 23 diferentes entidades atuantes no comportamento de Kevin, formando um ser altamente complexo, com as mais diferentes características.


A princípio, e como um todo, esse conglomerado de pessoas aparenta estar sob controle, mas Kevin sente que algo está próximo a eclodir. Uma nova personalidade, diferente e mais forte que todas as outras. De tal forma que consegue causar-lhes temor.





Em um estacionamento de mercado, três adolescentes e o pai de uma delas se preparam para deixar o local onde realizaram compras. Kevin aparece subitamente, sequestra as garotas e as leva para um local desconhecido.

As garotas são enclausuradas em um quarto e passam a conviver com diversas personalidades de Kevin. É ai que percebemos que cada uma reage de maneira diferente a essa peculiar característica do sequestrador, com mais ou menos desespero.

Uma das garotas sequestradas, Casey (Anya Taylor-Joy), parece saber lidar melhor com Kevin e sua agressividade, como se algo em seu passado já a tivesse preparado para esses maus momentos. E assim, através dessa capacidade, surge a esperança de escapar de suas mãos antes que a devastadora 24ª personalidade não possa mais ser contida.



O filme é surpreendentemente tenso, e até assustador em certos pontos, nos permitindo sempre um frio na espinha como resultado das variações de personalidade. Num cenário que viaja do hostil ao infantil em um átimo de tempo as surpresas não são poucas.

Sobre o protagonista, James McAvoy, só tenho elogios. Sua atuação foi ótima, garantindo originalidade a cada uma das personalidades interpretadas. Vale a pena conferir o filme e experimentar a tensão do suspense.






4 comentários

  1. Jr,
    Confesso que li o livro e não tenho nem palavras! É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.
    Sério o filme não deixa a desejar em nada, McAvoy interpreta com maestria cada personalidade de Kevin!

    http://www.literaturaestrangeira.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Eu assisti esse filme e meus neurônios demoraram um pouco para processar tudo! ehehe Como ele é incrível! Como você disse, a atuação do James é excelente e todos as personalidades do personagem são muito bem mostradas, quer dizer, as que são mostradas, já que não vemos todas elas no filme (acho que nem daria tempo né?! rs).
    O melhor de tudo é aquela cena final que dá liga com outro filem, bem mais antigo, um tanto quanto menos enigmático que Split, mas também bem bolado, o Corpo Fechado! <3
    Quero muito continuação desse filme!
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. "Terror psicólogo" é o tipo de filme/livro que adoro, porque raramente as histórias são ruins. A tendência é ser uma história inteligente e que te prende a atenção do começo a fim! Essa é um indicação que com certeza vou deixar anotada para poder conferir ;)

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa pra assistir o filme. É o tipo de filme que eu gosto hehehe
    Tem na netflix?

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!