[Resenha] A Lista de Convidados

A LISTA DE CONVIDADOS

Rebecca Serle | Editora Paralela | 288 páginas | 2022
Parceria Companhia das Letras


Ao chegar na comemoração de seus 30 anos, Sabrina se surpreende por não só encontrar sua melhor amiga, como também mais outros quatro convidados. São eles, seu antigo namorado e também grande amor, um de seus professores, seu pai e uma estrela de cinema.

Pessoas as quais ela colocou em uma lista, daqueles que ela gostaria de um dia reunir em um jantar. Mas e agora? Qual o sentido desta reunião?

"Costumam nos ensinar que a sinceridade é a qualidade mais importante. Diga a verdade. Não minta. Mas existem tantas situações em que a sinceridade não faz bem nenhum. Em que a coisa mais bondosa a fazer é guardar para si aquilo que você pensa."

Essa foi minha primeira experiência com a escrita da autora e gostei muito do resultado. Temos aqui um livro que fala de amor, não no seu estado mais romântico (calma que tem romance sim), mas é como uma espécie de reflexão, um retrospecto, um acerto de contas. Sim, porque o amor possui suas fragilidades. 

Sabrina já passou por muitos momentos que a partiu, a decepcionou e hoje ela pode ter a oportunidade de ter respostas. Porque todos ali têm um motivo para estar neste jantar e Sabrina sabe disso. Como também sabe que é o momento dela própria expor seus sentimentos.

Já se perguntou se tivesse uma lista como esta, quais pessoas estariam nela? Vivas ou mortas? 

Essa foi uma leitura um tanto reflexiva e emotiva para mim. A narrativa é intensa, real e melancólica. É um misto de emoções, uma segunda oportunidade e não menos fácil, assumir também seus fracassos e a saudade de quem você sabe que nunca mais vai ver. 

"Sempre achei que a gente deveria se recordar só dos bons momentos. Quando relembro meu relacionamento com Tobias, minha tendência é fazer isso. Pensar em nossos melhores momentos. Nossos maiores acertos. As coisas que atrapalharam nosso caminho, as coisas que nos afastaram, eu também esqueço com facilidade."

Como termina? É preciso ler... E ainda tem uma revelação no meio da história que confesso que na hora senti meu coração se apertar ao máximo. 

E você, quem você colocaria na sua lista?


 

9 comentários

  1. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 a história é bem interessante gostei da dica

    ResponderExcluir
  2. Não é o meu tipo de livro, mas acho que darei uma chance. Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma história bem fluida gostosa de ler, anotado aqui a sua sugestão de livro bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amo indicações de livros, achei esse interessante, já está anotadinho aqui!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Estou com esse livro aqui e bem animada para conferir, pois já conheço a escrita da autora e gosto bastante, inclusive. Essas reflexões que o livro traz são algo que me prendem facilmente. Arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!