[Resenha] Inteligência não é só matemática

INTELIGÊNCIA NÃO É SÓ MATEMÁTICA

Viviana May | Editora Inverso | 124 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


Desde o início de nossa adolescência passamos a sofrer pressões, internas ou externas, a respeito de escolhas profissionais para o “resto de nossas vidas”. Isso tenciona os jovens a tomar decisões precipitadas ou embasadas em motivos muito pouco ou mal fundamentados.

“A minha vida toda precisei fazer, executar, realizar para me sentir importante e reconhecida. Quanto mais fazia, mais me sentia perdida. As coisas deixavam de ter sentido e não me faziam feliz. Descobri que eu tinha uma forte crença de capacidade, porém as minhas crenças de identidade e de merecimento estavam muito enfraquecidas.”

Viviana May nos traz, a partir de toda a sua experiência profissional, uma vasta gama de mecanismos e ferramentas que podemos utilizar para nortear, organizar ou desenvolver o potencial profissional de cada pessoa e de seus empreendimentos. As adversidades pelas quais passou e todo o estudo e pesquisa que a autora buscou são colocadas de maneira sintética e prática neste livro, que de forma leve e prazerosa nos mostra a necessidade de nos conhecermos, para estabelecermos metas que levem a alcançar nossos sonhos.

“O que diferencia um candidato de outro no processo de avaliação é o quanto as suas escolhas estão integradas com aquilo que mais gosta e sabe fazer.”

Passar a vida realizando uma atividade que não te satisfaz ou não te faz feliz, não pode se tornar uma sentença perpétua. Para tanto devemos conhecer nosso perfil, nossos potenciais e educar aquilo que nos mantém estagnados.



Exercer uma atividade que não faz parte dos seus sonhos não é em si um absurdo, mas deve ser uma questão provisória, já que devemos sim nos esforçar, com métodos específicos no livro apresentados, na busca do que verdadeiramente desejamos realizar. Assim podemos obter a satisfação pessoal, que reflete uma boa qualidade de vida e sermos muito mais produtivos e colaborativos na sociedade em que vivemos.

“A ferramenta que analisa o perfil comportamental é fundamental para a autogestão pessoal e para o aprimoramento profissional. Gera impacto nas relações interpessoais e no resultado organizacional. O perfil comportamental norteia o combina mais com o indivíduo, favorecendo suas escolhas com aquilo que mais se adequa a ele.”

Para quem “torce” um pouco o nariz quando recebe a indicação de um livro de autoajuda, motivacional ou de qualquer ordem que o instrua a administrar a carreira e o tempo, por classificar como maçante ou de difícil entendimento, vai sim se surpreender, foi o que aconteceu comigo.  

O roteiro estabelecido pela autora é prático, simplificado, bem tranquilo de entender. O texto é leve e seus exemplos são muito didáticos. Recomendo plenamente essa leitura, pois nos faz olhar de uma forma bem diferente sobre como alcançar nossos sonhos. Não é só um conteúdo técnico, mas uma renovação de esperanças, já que nos mostra o quanto podemos mudar nossa vida, encontrar felicidade com o trabalho ou o projeto adequado, além de aprendermos a compreender melhor a nós e ao outros


 

Um comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!