[Resenha] Assassinato no Campo de Golfe

 Título: Assassinato no Campo de Golfe
Autora: Agatha Christie |EditoraGlobo Livros Páginas288 Ano2020
Recebido em parceria com a editora 


Neste livro, lançado em 1923, Hercule Poirot e seu amigo Arthur Hastings embarcam para a França atendendo a um pedido de ajuda do milionário monseur Renauld. Em carta enviada, o homem revelou ao detetive que sua vida estava em perigo. Porém, ao chegarem à Villa Geneviève, residência do cliente, os dois homens descobrem que Renauld fora assassinado naquela madrugada, apunhalado nas costas num campo de golfe. Ao lado do corpo, uma cova aberta recentemente. 

Poirot e Hastings se envolvem na investigação do caso.



Assassinato no Campo de Golfe é um romance policial clássico, com todos os elementos que poderíamos esperar de um, dentro de um cenário misterioso, onde todos estão sob suspeita. E incrivelmente repleto de reviravoltas. 

Narrado pela visão de Hastings e devido a sua personalidade que se mostra bastante inocente nesta obra, vamos encontrar também uma parte mais descontraída, criando situações e diálogos engraçados com Poirot. 

"Ele [Poirot] ostentava uma aura de completa inocência, parecendo meditar com seu olhar perdido num horizonte distante. Seu comportamento era de total placidez, como que para deixar-me absolutamente tranquilo. Porém, eu aprendera com ele próprio que, quanto mais calma ele aparentasse, mais perigoso ele seria de fato. Aquela quietude me alarmava."

Os oficiais incumbidos do caso ficam abismados diante dos bizarros acontecimentos e a cada nova descoberta. E até mesmo os testemunhos de familiares e empregados soam suspeitos, deixando lacunas.  É como se a autora jogasse as peças, dando ao leitor a chance de organizá-las, tornando a leitura um verdadeiro desafio. 

Poirot também irá disputar a resolução do assassinato com um detetive mais jovem e que acredita que seus métodos estão ultrapassados, ou seja, uma questão de honra para o nosso detetive belga. 

A obra não é uma das minhas favoritas da autora, mas é uma leitura tão fascinante como outras. A autora traz uma trama engenhosa e engana, com um final bastante interessante. Agatha Christie sempre vale a pena!





3 comentários

  1. Olá,
    Adoro os livros da Agatha mas acredito que esse ainda não li. Gostei da sua resenha, essa disputa entre Poirot e o detetive deve ter sido divertida de acompanhar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo demais os livros da Agatha, mas meus favoritos dela ainda são os da Miss Marple (embora o Poirot seja o mais conhecido, mas pra mim ninguém supera aquela senhorinha ^^')
    Mas enfim, esse livro parece interessante. Vai pra lista de futuras leituras com certeza!
    Ps.: adorei seu bonequinho detetive *-*
    Beijinhos e ótimo final de semana.
    https://lendocomosgatos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Devo confessar que não sou muito fã de Agatha, li dois livros dela. O primeiro detestei, já o segundo gostei o que me faz pensar em ir para o terceiro, vou anotar sua dica...
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!