[Resenha] Chapeuzinho Esfarrapado

CHAPEUZINHO ESFARRAPADO 
e outros contos feministas do folclore mundial

Organização: Ethel Johsston Phelps | Ano: 2016 | Páginas: 248
Editora: Seguinte | Adicione ao Skoob



Chapeuzinho Esfarrapado é uma coletânea de contos, 25 ao todo, do folclore mundial. O diferencial aqui é que a mulher é a figura central, ou seja, a heroína. 

O livro foi organizado por Ethel Johnston Phelps e foi publicado pela primeira vez em 1978, contando com ilustrações de Bárbara Malagoli. 


"As histórias são importantes.Elas estão entre as primeiras coisas que escutamos. Era uma vez, a mãe ou o pai sussurra para o bebê. E uma história começa."Gayle Forman.


A maioria dos contos são lendas sobre a criação de fenômenos e seres da natureza, com temas variando entre o romance, a família, entre outros. E, em cada um, há uma pequena explicação sobre onde e quando foi originado.


Além do conto que dá nome ao livro, a coletânea possui vários outros, conhecidos e não conhecidos do leitor, que trazem a mulher como protagonista, exercendo os mais variados papéis e as mais diversas características. São mulheres filhas, esposas, mães, mulheres apaixonadas!

"– Minha esposa provou ser mais forte que meu destino."

Essas mulheres representam a força física, a determinação, inteligência e a sagacidade, que dão o tom da história e decidem seus próprios destinos. Nada de princesas indefesas esperando serem salvas.


A mensagem passada de forma leve e bastante criativa é a da igualdade. Somos todos iguais e capazes de fazermos as mesmas coisas. São "contos de fadas" para serem lidos em qualquer idade e com certeza, tirar algo para vida.

Além disso, conhecemos um pouco da cultura de diferentes regiões do mundo e aqui entra também, aquelas observações colocadas ao final de cada conto, sobre sua origem.

"Porque, nessas histórias, essas meninas podem se ver: ver quem são e quem sonham ser. As histórias são importantes. São importantes para serem espelhos  e janelas." 

Os contos são curtos e a leitura é bastante rápida, com finais surpreendentes, mágicos e cheios de ensinamentos! Fora as ilustrações que estão muito fofas!


No momento atual acho uma leitura muito válida e um presente às leitoras. Uma inspiração!
O mundo precisa mais de protagonistas como estas e, certamente é um livro que vale muito a pena, independente de ser feminista ou não.
A edição está maravilhosa e confesso que a primeira coisa que me fisgou foi a capa!! Amei!
Recomendo!

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!