[Resenha] Desgrávida - Unpregnant


DES - GRÁVIDA - Unpregnant

Jenni Hendriks & Ted Caplan
Faro Editorial | 2020 | 256 páginas

Veronica Clarke tem 17 anos, é uma aluna exemplar prestes a ingressar na faculdade de seus sonhos e possui o namorado perfeito, apaixonado, jogador de futebol e popular. No entanto, para seu desespero, ela descobre  que está grávida. 

Aflita, ela resolve fazer um aborto sem contar para ninguém e para isso ela terá que encontrar alguém que a acompanhe em uma viagem até outra cidade. E é aí que ela deve contar com sua ex-melhor amiga Bailey Butler. As duas estão afastadas tem um tempo, porém de forma um tanto cômica, Bailey acaba descobrindo sobre a gravidez. 

Bailey é o oposto de Verônica. Ela não se importa com a opinião alheia, é meio doida, ousada e totalmente livre em seus atos. O que vai render boas e inusitadas situações entre as duas durante o percurso até a clínica. Com direito a carro roubado, fanáticos religiosos, bandidos e a perseguição de um namorado que mais parece um psicopata.  

Sim, teremos uma viagem hilária, caótica e repleta de confusões!

Bailey parecia livre. Uma liberdade que eu nunca havia sentido em toda minha vida. Sobre mim havia  muitas expectativas, muitas obrigações para me reprimir. 




Preciso também, falar sobre Kevin, o namorado. Que raiva que tive desse personagem, ainda mais depois de algumas revelações. O cara é muito louco, obsessivo e controlador. Fica claro que se trata de um jovem perturbado e totalmente egoísta. 



Quis perguntar por que não. Perguntar o que tinha acontecido. Mas não perguntei, porque, se eu tivesse sido uma amiga melhor, não precisaria. Mas não fui uma amiga melhor. Só tinha me preocupado comigo mesma. E, depois de todos aqueles anos sem perguntar, sem estar presente, havia, naquele momento, um abismo entre nós que eu não era capaz de atravessar.


É comum autores tratarem temas de gravidez na adolescência, mas ainda não tinha visto mostrar a jornada de uma jovem para tentar abortar e isso chamou minha atenção. E  mesmo sendo um tema mais pesado, os autores conseguiram dar um ar leve à história. 

 
Outro aspecto bem legal e posso disse que até ultrapassou o tema principal, foi a amizade entre as meninas e o amadurecimento de ambas. Bailey, apesar de forte, possui seus problemas pessoais. E aqui também temos  aqueles  opostos clichês, a garota perfeita e a rebelde, esteriótipos que serão brilhantemente quebrados durante a leitura.

Desgrávida é um livro maravilhoso sobre a autodescoberta, o amadurecimento e a amizade, sem deixar de lado um tom mais divertido e descontraído. 

Não vejo a hora de sair a adaptação pela HBO! 



9 comentários

  1. Olá!
    Não imaginava que o livro falasse desse tema em adolescentes e achei bacana que esse livro mostra muitas descobertas, fiquei intrigada para saber o desfecho dessa história e vou com certeza procurar para ler.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma leitura muito bacana, fiquei bem curiosa para conhecer a estória de Veronica! Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Interessante ver um livro mais adolescente que fala sobre gravidez na adolescencia e sobre aborto em um tom mais leve, acho que é uma das poucas histórias que eu vejo que falam sobre isso.
    adorei, vou colocar na lista, parece uma leitura muito incrivel.
    Adorei as fotos, muito bonitas!

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Eu acho a proposta toda desse livro incrivel e o foco na amizade das menians me chama a atenção pois adoro livros que se centram em amizade, é tão legal de se ler. Desgrávida está na minha lista e quero muito ler ainda neste ano.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse tema deveria ser cada vez mais abordado em literatura juvenil, porque é muito importante ensinar as jovens como se prevenir e que não são obrigadas a terem filhos, para agradar aos homens ou a sociedade. Achei incrível o foco dado a amizade das garotas, porque eu já perdi amizades antigas por falta de contato, e sei como é tentar voltar ao tempo perdido e não conseguir.
    Parabéns pela indicação.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Tenho visto vários posts no Instagram ultimamente acerca dessa obra, mas sua resenha é uma das primeiras que leio sobre. Parece ser um livro deveras interessante, e acredito que esse personagem Kevin também me irritaria MUITO!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê, eu realmente nunca li nenhuma obra que a personagem tivesse tentado abordo e acho que é um tema bastante série e que realmente merecia um espaço entre os livros, não conhecia a trama mas espero dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Interessante essa perspectiva diferente sobre o assunto da gravidez. Eu ouvi falar bastante do livro, mas por acabar se encaixando em um gênero que sai da minha zona de conforto, acaba que eu não quis dar uma chance. Agora com sua resenha fiquei um pouco mais curiosa, e quero tentar dar uma chance. Ótima resenha e fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!

    Menina eu só vejo resenhas positivas sobre esse livro, eu estou realmente bem ansioso para ler ele, eu realmente achei a premissa dele bem interessante, isso sem contar que vai ganhar adaptação né? mais um motivo para ler!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!