[Resenha] A química que há entre nós

A QUÍMICA QUE HÁ ENTRE NÓS

Krystal Sutherland
Globo Alt | 2017 | 272 páginas
Recebido em parceria com a Editora


Olá! Hoje quero falar com vocês sobre esse livro que me surpreendeu de forma muito positiva. "A química que  há entre nós" é um livro sensível, bem humorado e que fala sobre o amor, corações  partidos e perdas.

No entanto, não é um livro que vai falar sobre uma história de amor como tantos outros e sim, sobre perdas significativas, aquelas que podem nos marcar profundamente e como a redenção pode vir de onde menos esperamos.

Henry é quem narra, ele tem 17 anos e é fixado em cultura pop, portanto se prepare para as várias referência ao longo da leitura (amo). Ele quer se escritor e consegue a tão sonhada vaga para editor do jornal da escola, porém não está só nessa, vai ter que dividir o cargo com a nova aluna, Grace. 

Grace é um tanto diferente, se veste com roupas masculinas bem maiores que ela, é pouco social e usa uma bengala por mancar de uma perna. Um mistério em todos os sentidos.

A vida de Henry muda por completo, ele se apaixona por Grace, perdidamente. E ele sonha e quer que ela também o ame da mesma forma. Só que é óbvio que há algo na vida de Grace e ela não está disposta a dividir suas dores.  Porém, os dois acabam se aproximando e aos poucos vamos conhecer um pouco de seu passado.

Peguei o papel da mão dela, dobrei e o enfiei no bolso, metade de mim horrorizada por ela ter ferido um livro, a outra metade de mim exultante por ela ter me dado de tão bom grado algo que claramente significava muito para ela. Eu gostava de pessoas assim.

Essa é uma história que vai te levar para um misto de sentimentos. É emocionante, divertida, diferente em alguns aspectos e que fala de algo sério e importante. 



Henry é um personagem cativante. Inteligente, não é popular, mas tem amigos peculiares e incríveis. Aliás, amigos que roubam a cena em vários momentos, e que estão ali para o der e vier. Sem falar na irmã de Henry, maravilhosa. Todos personagens secundários que enriqueceram a trama.

Em geral, eu era bom lendo pessoas, mas Grace Town era uma anomalia, um ponto cego no meu radar. 

Grace já é uma personagem mais difícil e é preciso aprender com ela. É palpável toda sua dor e sofrimento, mas por vezes, você quer que tudo mude e que ela se abra. 

Não sou religiosa, mas até eu consigo apreciar que isso é redenção, na maior das escalas. Esquecimento não é assustador; é a coisa mais próxima da absolvição genuína de um pecado que consigo imaginar.

A escrita da autora é bastante fluída e agradável. Posso dizer que a história é dolorosamente linda. Pode não ser aquela que você vai desejar do fundo do seu coração, mas com certeza vai se surpreender. Você vai pensar sobre perdas, pessoas, a superação e o amor.  A autora conseguiu abordar um assunto pesado de forma leve com uma pitada de humor inteligente, não tem como não se render a esse livro.

Amo-te como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e a alma

E para terminar, a adaptação do livro chega ao serviço de streaming Amazon Prime Video em agosto.




13 comentários

  1. Oi,peça clareza de sua resenha,essa é uma leitura muito agradável,perfeita para esses tempos tensos de quarentena.Gosto muito de resenhas para me ajudar a encontrar livros que agradem,bjus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da premissa do livro, da cumplicidade entre os personagens. Parece ser daquelas histórias que nos tocam profundamente e que não esquecemos. Já estou curiosa com a adaptação cinematográfica, com certeza vou ver.

    ResponderExcluir
  3. Uma história irresistível do primeiro amor, mas a aparência de Henry por Grace é um tipo de amor distorcido; A premissa imediatamente me encantou, este livro é algo que eu recomendaria definitivamente que alguém lesse!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha, o livro é bem fluido, os personagens são bastante cativante além de maravilhosos, é uma história que deixa a gente curiosa pra saber o fim, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ao ler sua resenha eu já pensei que seria uma ótima idéia se houvesse uma adaptação e no final vc já nos deu essa notícia! Top!

    ResponderExcluir
  6. parece muito bom o livro e os personagens sao cativantes tive vontade de ler o livro por causa de sua resenha.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Realmente parece um livro muito legal. As indicações dos personagens despertam um interesse à primeira vista. Personagens cativantes são uma receita indispensável para o interesse do aficcionado em literatura.

    ResponderExcluir
  8. Querida parabéns pela resenha, parece ser um livro muito bom, me deixou com muita vontade de ler! uma historia irresistível, obrigada, beijinhossss

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda!Achei incrível esta história com diversos sentimentos,pela resenha a história apesar de ser um pouco dolorosa ela nos prende ao longo da leitura por ser divertida e emocionante,com certeza o livro é bem convidativo para embarcarmos nesta história.
    Excelente resenha e indicação!Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê, tudo bem?

    Sempre vi a capa desse livro por aí e ficava louca para ler. Sua resenha apenas aumentou essa vontade, pois vi que o enredo tem tudo que amo. Eu sou fissurada por histórias sensíveis, bem-humoradas e que falam sobre amor. Esse parece ser um livro lindo e que vai me tocar. Vai para a minha listinha de prioridades!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê, tudo bem? Não lembro de já ter visto o livro antes mas achei a premissa interessante. Quem não sente um quentinho no coração com histórias de amor não é mesmo? Há aquelas divertidas, aqueles dramáticas, as intensas, mas cada uma tem um jeito de nos tocar. Gostei bastante da sua opinião e dos quotes escolhidos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Ola tudo bem?
    Muitos ja me indicaram este livro mas nunca tive a oportunidade de conferir.
    Agora ao ler a sua rwsenha ja fiquei com mais vontade de adquiri..

    ResponderExcluir
  13. Gostei do livro, gosto de romances, de histórias complicadas ou personagens complicados rsrs, já anotei aqui!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!