#LendoPoe | O Baile da Morte Vermelha

Oiee, amores!!

Hoje é dia de Poe por aqui e nós vamos falar um pouquinho à respeito do conto "O Baile da Morte Vermelha". 

Este projeto é realizado junto com o blog Leitura Enigmática. Vale uma visita por lá!




A Morte Vermelha há muito devastava o país. Nenhuma praga jamais fora tão fatal ou tétrica. Tinha no sangue seu avatar e se selo - o horror escarlate do sangue. Provocava dores agudas, tonturas repentinas e, por fim, uma profusa hemorragia. As manchas vermelhas no corpo e sobretudo no rosto de suas vítimas era os estandartes da peste, que assim os alijava de ajuda e compaixão alheias. O ataque, a evolução e o fim da doença, duravam apenas meia hora."



A Morte Vermelha era uma doença que vinha devastando o país, contudo seu príncipe continuava seguindo como sempre foi e feliz. Porém, assim que viu metade da população dizimada, ele reuniu mil de seus mais nobres amigos e com estes se retirou em total reclusão para uma de suas abadias.

Enquanto o país continuava assolado pela doença, dentro da abadia a história era outra, viviam abastados e não faltava nada. Haviam sete salões e todos ornamentos por uma cor. Porém, havia um, onde ninguém ousava ficar, com  carpete negro, vidraças vermelhas e um antigo relógio de ébano, com pêndulo. E a cada hora que badalava, todos ficavam em silêncio. 

Ocorre um baile e em meio aos convidados surge uma figura imponente, fantasiada justamente na figura da Morte Vermelha, o traje todo coberto de sangue. O horror e a repulsa se espalhou. Quem ousava desafiar o príncipe?

[...] Então, por um instante, tudo para, tudo é silêncio, salvo a voz do relógio. Os sonhos parecem congelados




O Baile da Morte Vermelha, foi citado no livro O Iluminado, de Stephen King e claro que na época não pude deixar de conferir esse conto de Edgar Allan Poe. 

Esse conto é um dos meus favoritos. Ele é bem curtinho, porém bem descrito e é como se você fizesse parte do cenário. E, além disso, fala de algo muito importante. É uma crítica ao comportamento humano, aos detentores de poder, que estão mais preocupados consigo e seus próprios interesses, deixando a míngua uma população necessitada de cuidados.  Outro ponto importante é sobre a riqueza,  a soberba e o egoísmo,  coisas que não fazem a menor diferença diante da morte. Ninguém é imune.

E ai fica,  qualquer semelhança com a vida real... não é mera coincidência.

Realmente um conto fascinante!





Edgar Allan Poe - Medo Clássico 1
Editora DarkSide Books


Conto: O Baile da Morte Vermelha



4 comentários

  1. Um conto e tanto. Perturbador e aterrorizante, da forma que só Poe sabe fazer. Achei incrível!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê,
    Sensacional! Tenho tanta vontade de ler algum dos contos do Poe, são sempre tão elogiados que não dá para não conferir.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Mais um conto do Poe que eu adoro, afinal é um dos meus autores favoritos! Parabéns pela iniciativa de revisitar a obra desse grande autor, gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  4. O único livro que li do Edgar Allan Poe até hoje foi O Corvo ❤ Ele é um autor incrível, mas não conhecia esse conto, achei assustador!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!