[Séries] Chernobyl


Chernobyl é uma minissérie em 5 capítulos, originalmente produzida pela HBO, que reproduz a sequência dos fatos, que puderam ser apurados, sobre a catástrofe nuclear decorrente da explosão de um reator da usina em Pripyat, na Ucrânia.



Considerado como o maior acidente envolvendo este tipo de energia, o evento de Chernobyl afetou quase toda a Europa e incontáveis pessoas, muito devido à falta de vontade política em expor o problema desde o começo. 

A ocultação das consequências sobre a exposição à radiação e até mesmo o desconhecimento de seu mortal poder submeteu um enorme grupo de trabalho a realizar a contenção dos danos à usina, e mesmo a população local, ao contato direto com a radiação. 






A minissérie dá vida à história de uma maneira muito envolvente, mostrando num primeiro momento a explosão e o espetáculo de cores que ela proporcionou à comunidade próxima. Na sequência passa a explicar as razões e condições que contribuíram para o mais triste evento dessa natureza, passo a passo. 

Não só as questões técnicas são levantadas, mas também toda aquela aura política que permeava a União Soviética, à época, que rivalizava o tempo todo com os norte-americanos em diversos campos do conhecimento e da inovação tecnológica.





As dificuldades enfrentadas pelos cientistas e técnicos em realizar o trabalho de cessar a emissão de radiação pelo núcleo do reator exposto também são mostradas. Eles esbarravam nas decisões políticas e militares que pouco levavam em consideração a segurança das ações para a população desavisada.






Posso dizer que é produção primorosa, muito fiel aos relatos oficiais e depoimentos de vítimas. Com personagens da vida real, que encontramos em qualquer simples pesquisa. 

Assustadora, mas necessária, já que ao menos podemos e devemos tirar uma lição dessa tragédia: não se pode repetir esse erro! 

Uma conjunção de fatores levou àquela catástrofe, mas nenhum deles era justificável; apenas explicava o problema. Arrogância, incapacidade técnica, ganância, menosprezo, eu poderia citar muitos outros termos que classificariam a negligência dos atores dessa tragédia, mas nem assim seria suficiente.



Não deixem de assistir a essa instigante produção.


2 comentários

  1. Ah, eu já li sobre a série e assisti alguns trechos.
    Sei lá, lendo você fiquei com a sensação de olhar para o presente e compreender o presente em que vivemos. Por que será que continuamos a cometer os mesmos erros com tanta história a nos apontar um mesmo desfecho?
    Ontem eu lia uma critica a respeito do filme Tubarão e como servia de premissa para a realidade pandêmica brasileira. Parece que todas as peças se encaixam e a gente finge não montar o quebra cabeças.
    E o pior é que Chernobyl assim como esse estrago atual no Brasil poderiam ser evitado, mas se preferiu caminhar rumo ao abismo e só.

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Assisti quatro episódios da série, duas vezes cada, mas ainda não consegui finalizar. Acho que fiquei tão chocada com o que foi a série e como ela abordou essa assunto que algo bloqueou dentro de mim, não sei explicar hehe. Fora o sentimento de revolta que sentimos com as autoridades que tentaram fingir que nada estava acontecendo, condenando assim várias pessoas (opa, meio atual).
    O episódio 3 me deixou totalmente traumatizada, pois a cena no hospital com os trabalhadores naquela situação é realmente forte e pesada.
    Enfim, é uma obra fantástica. Comecei a ler o livro que inspirou a série, mas também não consegui terminar. Um dia vai!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!