[Resenha] Bom Dia, Verônica


BOM DIA, VERÔNICA

Andrea Killmore
DarkSide Books | 2016 | 256 páginas


Abro essa resenha já falando da imensa satisfação que tenho quando uma história se passa na minha cidade, São Paulo. Não tem coisa melhor que ler um livro escrito por brasileiro,  usando nosso cenário e assim consegui identificar os pontos de referência que o autor cita no livro. 

Outra coisa que preciso falar, Andrea Killmore na época da primeira edição desse livro era uma autora anônima, hoje já sabemos se tratar de dois gigantes da nossa literatura, Raphael Montes e Ilana Casoy.  A capa sofreu alterações, mas eu ainda prefiro essa mais antiga e é a que eu tenho. 

Verônica Torres é secretária de um delegado da Polícia Civil e realiza somente um trabalho administrativo, o que lhe proporciona uma vida bem diferente do que ela gostaria. Porém, ao presenciar um suicídio de uma mulher que foi vítima de um golpe, ao qual seu chefe não deu a mínima atenção, ela resolve verificar quem levou Marta a tal ato.

Como duas tatuagens, agora mais apagadas, meus pulsos ainda mostravam as marcas da minha tentativa desesperada aos 24 anos de idade. Nesse mundo de merda, cometer suicídio não deveria ser tão condenável.




Por outro lado temos Janete, uma dona de casa vítima de violência doméstica, fato que vai muito além disso, e ela entra em contato com Verônica temendo pela própria vida. Diante disso, Verônica, contrariando as ordens de seu chefe, decide investigar por conta própria os dois casos. E ela não tinha ideia de que sua decisão a levaria a algo extremamente chocante.






Bom dia, Verônica é um thriller alucinante, que prende o leitor desde as primeiras páginas. A história vai trazendo os fatos aos poucos até que uma hora as investigações assumem um ritmo que fica impossível parar de ler e a carga de suspense e revelações é enorme.

Verônica é uma personagem que podemos chamar de bem doida, ela foge daquele perfil que estamos mais acostumados a encontrar nesse tipo de narrativa. Ela com certeza ultrapassa todas as regras e limites. E é totalmente humana, nada perfeita, divertida e cativa a seu modo. 

O livro é narrado em dois tempos: um em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Verônica; e o outro em terceira pessoa, de acordo com Janete. A obra é muito bem escrita, envolvente e eletrizante. Além de toda trama tensa, o suspense, traz um texto que aborda temas muito importantes como a violência doméstica e mulheres vítimas de golpes.

O ser humano é podre e egoísta, prefere o problema que já conhece a enfrentar o desconhecido com honra


Com certeza um livro que ganhou minha admiração. O desfecho também foi uma das melhores partes, muito imprevisível e eu não imaginei que acabaria de forma tão impactante. 

Uma história que vai te viciar, te surpreender e você vai devorar. Recomendo muito para aqueles que curtem uma boa investigação, com muito toque de realidade e várias criticas pertinentes. 

Se ainda não leu, acrescente este a sua lista!






4 comentários

  1. Esse livro está na minha lista tem um tempinho, mas ainda não tive a oportunidade de ler. É bem o tipo de história que me prende e fico feliz de ser de autores brasileiro. Não sabia que o livro era uma parceria do Raphael Montes com a Ilana Casoy, ainda estava nessa de ser uma autora anônima. E agora tenho ainda mais um motivo para ler já que o trabalho dos dois é excelente!

    ResponderExcluir
  2. Já coloquei na (interminável) lista! É muito bom ver autores e autoras nacionais despontando no horizonte! E esses livros da DarkSide tem capas lindas demais! Uma obra de arte! Ainda não adquiri nenhum pois novos custam um rim e usados (amo sebos e feirinhas) são extremamente raros de encontrar heheh

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Depois que eu fiquei sabendo da novidade de que esse livro vai virar série na Netflix minha vontade de ler esse só aumenta cada dia! Por esse post eu acabei de me lembrar que eu preciso parar de enrolar e ler esse livro logo! Se der tudo certo eu vou ler ele com a Luana. Amei seu post, amiga! As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro na nova edição que a editora lançou, com o nome dos autores já revelados. Acompanhei toda a tour de quem eram os escritores, esse dia foi top!
    Já quanto ao livro em si, ainda não li, mas quero muito, de preferência antes de a série na Netflix ser lançada. Vejo muita gente elogiando a história. Vou tentar ler no Halloween desse ano <3

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!