#lendopoe | A Queda da Casa de Usher

Olá, queridos!!

Hoje trago mais um conto de Poe para vocês. Projeto junto com o blog  Leitura Enigmática. E o conto da vez é o A queda da Casa de Usher.



Senti que respirava uma atmosfera de tristeza. Um ar de austera, profunda e irremediável melancolia pairava no ambiente, impregnando tudo.


A Queda da Casa de Usher foi publicado em 1939. E é considerado um exemplo de "totalidade" de Poe, pois expressa, nos detalhes, os pontos mais marcantes do autor. 

Esse é um conto que já começa proporcionando certa inquietação. O narrador, após receber uma carta de um amigo, inicia escrevendo minuciosamente o caminho até a casa de Usher. Um cenário sombrio e silencioso. A atmosfera gótica nos apresenta o temor por um inimigo desconhecido, mas que está ali, à espreita.

O narrador foi convidado por seu grande amigo de infância Roderick Usher para visitá-lo em sua casa. Usher está apreensivo, pois é certo que uma grave doença o afeta e poderá ser fatal. Roderick vive com sua irmã no estranho local. 


Lady Madeleine passou lentamente pela parte mais distante do aposento e, sem ter notado minha presença, desapareceu. Olhei-a tomado de profundo assombro, não destituído de terror e, no entanto, percebi que era impossível explicar tais sentimentos


Lady Madeleine morre e seu irmão decide não enterrá-la de imediato, pois a mesma sofre de catalepsia. Ele precisa ter certeza de sua morte. Durante esse período coisas estranhas e sinistras começam a acontecer e o limite da sanidade começa a ser testado.




Poe nos leva por uma misteriosa trama, onde percebemos a presença de alguns segredos de família que começam a perturbar o leitor durante a história. O lado psicológico dos personagens é bem desenvolvido e o conto traz um ar premonitório e macabro. 

A ambientação não poderia ser melhor, sombria, fria e opressora, causando todo desconforto, ansiedade e medo durante a leitura. 

Vocês já leram? O que acharam?






4 comentários

  1. Edgar Allan Poe é um autor incrível. Ele e H. P. Lovecraft e Stephen King fizeram a literatura mundial tremer na base com suas histórias de horror tão perfeitas ❤ amei o post ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Eu já li faz anos, pretendo reler assim que possível. Estou numa leitura coletiva que lê os contos do Poe. Enfim, é uma experiência muito agradável ler Poe, justamente pelo que você comentou sobre a questão do psicológico dos personagens (e é algo sempre dúbio, não é?). Acho perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Já li sim, Poe é um dos meu autores favoritos, adoro todo esse lado sombrio e as questões psicológicas que ele nos propõe em suas obras. Sempre é um prazer revisitar seus contos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, me deu vontade de reler esse conto... que é um dos meus favoritos. Me lembro que a época fui até pesquisar sobre a doença e soube que as pessoas enterravam seus entes com um sino que tinha um fio para caso eles acordassem de seus sonos profundos, tocassem e pudessem ser salvos. Buuuuuu
    Acho que vou ter que ir até a prateleira agora mesmo.
    bacio

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!