[Resenha] Sílabas Ciladas

SÍLABAS CILADAS

Carlos Badia
Editora InVerso | 2017 | 197 páginas
Recebido em parceria com a Editora


Precisa de vento
o amor
para voar.
Precisa segurar, pra não voar como o vento
o amor, 
e perder-se. 


Sílabas Ciladas, de Carlos Badia é uma coletânea de poesias escritas em diferentes momentos e formatos, que abordam o amor, a vida e a liberdade. Porém, há também aquelas que trazem críticas, sejam a hábitos ou sociais. 

É bem difícil escrever sobre um livro de poesias, pois cada poema carrega um sentimento, uma interpretação e um mundo para cada leitor que o lê. 

A obra de Badia transborda sentimentos e está dividida em 8 partes, cada qual organizadas em torno de um grupo singular de palavras, ou mesmo, um momento da vida do autor. São versos livres que procuram instigar o leitor. 


Eu sou muito fã de poesias e a parte que mais chamou minha atenção, nessa obra em especial, foram os poemas gráficos, que brincam com as palavras e formas.

Nessa parte da obra vale falar do trabalho perfeito do artista gráfico e poeta Valder Valeirão, bem como a capa, que também foi de sua criação. Gostei muito! 

Aprender é ofício
Qual ensandecido pensaria diferente,
já que viver é sem garantias?
Seria tolo, em nós, não sermos infinitamente aprendizes. 
.

Sílabas Ciladas é sem dúvida uma leitura muito prazerosa. A edição está perfeita e caprichada, o que só abrilhantou mais ainda as poesias. 

Recomendo para aqueles que curtem poesias e uma boa dica de uma excelente obra da nossa literatura. 

Já conhecia o autor? Gosta de poesias? 
.

.

6 comentários

  1. Amo livros com essa temática, já quero ler esse :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. Recomendação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta do livro bem interessante, além de graficamente ser lindo e instigante. Não conhecia o autor e especialmente o verso sobre aprender me atraiu bastante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais dessa obra, as ilustrações e diagramação pelo pouco que vi, parecem sensacionais. Além de saber que está recheado com textos reflexivos e profundos. Parabéns pela indicação.

    ResponderExcluir
  5. cara mia, eu adoro poesias, mas não conheço esse poeta. Embora publique poesias, nunca parei e pensei a respeito da dificuldade por trás do verso. Mas é um excelente tema para se pensar e questionar. O Editor tem um olhar mais frio... lida apenas com o verso pronto e precisa fazer o livro, dar sentido, organizar os versos. O Poeta escreve a partir do que o toca.
    Hoje estou a ler Ana Cristina César. Excelente poeta. Mas o livro que leio é de cartas e gosto de perceber a poeta na ponta dos dedos da mulher. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Oiê! Que bacana essa obra!
    Realmente é bem difícil falar sobre um livro desse tipo, afinal, cada poesia traz uma mensagem e um sentimento, né?
    Gostei de conhecer o título!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!