#lendopoe | O Poço e o Pêndulo

Olá, amores!!

Hoje trago novidade para vocês!

Quando falamos em horror ou mesmo inspiração para muitos autores no gênero, é inevitável não deparar com o nome de Edgar Allan Poe (1809-1848), jornalista, poeta e escritor americano. Poe é considerado um dos grandes mestres da literatura universal e pai das histórias de terror. Seus muitos contos são causas de pesadelos que passam de geração para geração, inspirando inúmeras obras literárias, no teatro e no cinema.

E agora, uma vez por mês, junto com o Leitura Enigmática, faremos o #lendopoe, um conto por vez. E hoje vamos falar sobre O Poço e o Pêndulo.




Eu temia o primeiro olhar para os objetos à minha volta. Não era que eu temesse olhar para coisas terríveis, mas que me sentisse horrorizado de que não haveria nada para ver. Por fim, com um desespero impensado no coração, rapidamente abri os olhos. Então, meus piores pensamentos foram confirmados. O negrume da noite eterna me envolvia.

Publicado em 1842, o conto traz um homem que está sendo julgado pela inquisição. Após esse momento, condenado, ele é jogado em uma masmorra, totalmente escura e onde vai sofrer diversas torturas. 

Entre um desmaio e outro ele tenta conhecer um pouco do lugar onde está e uma das coisas que ele consegue encontrar é um poço e, mais tarde, um pêndulo. Dois elementos que vão afligir sua alma e mente enquanto ele tenta alguma saída para sua situação.


Imagem de A Taberna
Aqui, como em muitas obras do autor, não vamos encontrar um terror de assustar e causar medo, e sim, uma tortura psicológica. A sanidade do personagem fica cada vez mais precária, conforme o tempo passa, e o leitor passa a viver essa situação, tentando encontrar algo que o tire dali. E não há.

Não é um conto muito longo, mas transmite um incômodo e a agonia de uma atmosfera sombria e sufocante. O personagem tenta descrever suas sensações, o horror de estar preso, os sons, as visões das paredes se movimentando a sua volta, tudo isso remetendo ao leitor a nítida sensação de um espaço claustrofóbico.


O universo converteu-se em silêncio, quietude e morte.

Por fim, não é um conto complexo e nem rebuscado, como se pode observar em alguns do autor, portanto este é um excelente ponto de partida para quem quiser começar a ler Poe.

E se você já leu este conto, me conta o que achou?

5 comentários

  1. Comentei agora a pouco que quero comprar os livro do Poe que a DarkSide lançou, pois já li alguns contos do autor e acho-os bem interessantes, principalmente por se tratarem de livros que nos deixam com um medo psicológico. Espero poder fazer isso logo logo. Boa sorte com os próximos contos :)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o post sobre esse conto lá no Leitura Enigmática e até me animei com a ideia do projeto. Hoje mesmo baixei um e-book gratuito do Poe e já vi que tem esse conto lá, quero ler hoje ainda ou amanhã, porque ler os posts de vocês me deixou ainda mais curiosa. Curiosa para saber quais os próximos contos!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi na Leitura Enigmática a ideia de leituras coletivas do Poe. Inclusive, vi no insta os comentários dele a respeito desse conto. Muito bom! Os seus comentários são ótimos também, o Poe é excelente em tortura psicológica - aliás, a gente do Caneta Tinteiro fez uma análise do conto, confere lá depois.

    ResponderExcluir
  4. Nosso projeto será um sucesso, estou muito empolgado com ele, ainda mais desse escritor gótico que vem conquistando muitos leitores ao longo dos tempos. Seu post ficou sensacional, a foto me deixou aflito!!!

    ResponderExcluir
  5. Na semana passada ao andar pelo bairro, havia uma pilha de livros jogadas no chão. Achei aquilo meio bizarro. A pessoa não doou, não levou para um sebo. Talvez por causa da pandemia. Não sei. Mas fui revirar a pilha e dentre eles, livros do signore Edgar Allan Poe. Peguei. Agatha Christie. A maioria eu já tinha. Peguei também. Higienizei, encapei e coloquei na biblioteca do prédio. Dito isso, fiquei a pensar que precisava reler os contos de Poe. Faz tempo que fiz isso... quando eu era fã do gênero. Hoje não esta mais entre os meus favoritos. Mas um conto por mês, me parece ideal para quem já foi fã do homem. rs

    bacio

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!