[Resenha] Auguste Dupin - O primeiro detetive

AUGUSTE DUPIN - O primeiro detetive

Edgar Allan Poe
Novo Século | 2020 | 255 páginas
Recebido em parceria com a editora

Olá! Como estão?

Hoje trago a resenha de Auguste Dupin - O primeiro detetive, de Edgar Allan Poe e que foi lançado esse ano pela editora Novo Século

O livro é composto por três contos, narrados por um colega não identificado de Dupin. É um livro curtinho, porém indispensável para os fãs de Poe. 

O primeiro conto é "Os assassinatos da Rua Morgue", que aborda o caso de duas mulheres mortas de forma brutal, é bem instigante e curiosa a solução do caso por Dupin. O segundo "O misterioso caso de Mary Roget" foi inspirado em um caso real. Esse foi o mais longo e confesso que achei um tanto confuso o final.

Já no terceiro "A carta furtada" é bem diferente dos anteriores. Neste Dupin é convidado pela polícia para ajudar a procurar uma carta comprometedora e que foi roubada. Foi o meu conto favorito. 


Ainda, durante a leitura, temos mais dois contos extras de Poe. "O corvo", um dos mais famosos e "O escaravelho de ouro".


Auguste Dupin é o primeiro investigador na literatura e foi um personagem que inspirou muitos outros autores no gênero. Ele é extremamente observador e de uma sagacidade impressionante, o que deixa a leitura muito mais instigante e leva o leitor a mergulhar em cada detalhe da história. 

A leitura fluiu bem e eu gostei muito dos contos, cheio de reviravoltas e surpreendentes. Além que deu para matar um pouco a saudade de ler algo de Poe. 

Se você curte contos bem desenvolvidos e tramas policiais, não deixe de ler este.

Sem contar que a  edição está maravilhosa!!!




5 comentários

  1. Essa obra deve estar incrível! Tenho fascínio por Edgar Allan Poe e suas composições. Seus contos são fenomenais. Esse livro deve estar sensacional. Anotei a dica para ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, adoro Edgar Allan Poe e adorei esse lançamento. É um livro super indicado para quem quer conhecer o estilo de Poe ou mesmo relembrar seus notáveis contos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Edgar Allan Poe, apesar de ter lido bem pouco das obras dele, algo que preciso corrigir. Dos contos que você citou no post só li Os assassinatos da Rua Morgue. Adorei a dica, não tenho nenhum livro do Poe na estante e esse pode ser um bom começo, também porque a edição está bem bonita.

    ResponderExcluir
  4. Consegui esse livro gratuitamente pela Amazon, mas ainda não iniciei a leitura. Já li Os assassinatos da Rua Morgue e fiquei muito empolgada de ter encontrado esse livro. Sua postagem me animou mais ainda, acho que vou começar a ler hoje a noite, deu muita saudade do Dupin! Abs ♥

    ResponderExcluir
  5. Edgar Allan Poe é um dos meus escritores favoritos, as narrativas do Dupin são capazes de entreter, prender, surpreender e cumprir bem a sua proposta de como escrever um conto. Sorte a minha que consigo separar biografia e obra, porque se não fosse isso... kkk queria ter conseguido a obra gratuitamente na Amazon, pena que a Letícia me avisou tarde demais

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!