[Resenha] Ghost Story

GHOST STORY

Peter Straub
DarkSide Books | Ano: 2019 | Páginas: 448

Ghost Story conta a história de um grupo de pessoas que se envolvem com seres sobrenaturais, o que acaba despertando a ira dessas entidades. E agora terão que enfrentar um ciclo de vingança desses seres. 

Vou confessar, que pelo menos para mim, a narrativa foi um pouco complexa. O autor utiliza de diversos núcleos de personagens, ambientações e épocas distintas. Além de histórias dentro de histórias. É preciso um pouco de paciência para se situar durante a leitura.

Ghost Story começa do fim, com um prólogo bem sinistro onde vamos conhecer Don Wanderley e uma garota. Tudo leva a crer que a menina foi sequestrada por ele e embora não haja resistência, ela é amarrada na hora de dormir. A cena não mostra muito, mas deixa uma grande tensão no ar. Não demora muito percebe-se que a garota não é bem quem aparenta ser e para entender esse mistério, somos levados alguns anos atrás. 



O foco principal é a Sociedade Chowder e seus integrantes, quatro idosos, que estando ligados por evento traumático, se reúnem mensalmente em determinada data. Nessa parte da história, o tempo vai e volta para que possamos conhecer o passado de cada um deles. 

Os encontros passaram a acontecer depois que um dos integrantes morreu de forma misteriosa, agora eles se reúnem e se revezam para contar histórias reais de fantasmas. Tudo porque após a morte do amigo, todos enfrentam pesadelos perturbadores e isso seria como uma punição pelo fato de não conseguirem enfrentar os segredos do passado.


Webb, que baixou a mão, não fazia ideia de que o médico via, em vez de seu rosto comum, um tanto anfíbio, a face de uma garota morta sorrindo em diferentes gradações de vermelho para ele.

Mas nada adianta, pois forças sinistras começam a rondar a cidade, só restando ao grupo pedir ajudar ao sobrinho do amigo morto, um escritor de histórias de terror. E esse sobrinho é Don Wanderley.  A partir daqui um série de eventos começam a acontecer, ameaçando a vida de todos. 


Apesar da complexidade da narrativa, Ghost Story é uma leitura bastante valiosa em detalhes, repleto de referências a cultura americana, mitologia e uma série de passagens que são homenagens para alguns escritores. 

O clima perturbador acompanha o leitor durante toda história. O autor é extremamente calculista e não poupa no horror. Vamos ter cenas fortes, mortes sangrentas e devo avisar que com animais também, além de várias aparições fantasmagóricas. Tudo culminando em uma conexão final. 

Recomendo,  principalmente para aqueles que gostam de histórias com fantasmas.







2 comentários

  1. Eu tenho esse livro e depois que li sua resenha fiquei com vontade de largar tudo e começar a lê-lo. Estava um pouco desanimado, pois li muita resenhas negativas, mas a sua me animou demais, pois sei que temos o mesmo gosto literário e se você disse que gostou, então é certeiro que a história é boa. Gostei demais da resenha e as fotos, como sempre estão impecáveis. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta do gênero terror é um prato cheio. A trama parece ser bem emocionante e assustadora! Adorei as fotos, estão ótimas!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!