#12MesesComClarice - A Imitação da Rosa

Olá, queridos leitores!!!

Hoje é dia daquele projeto maravilhoso com Clarice Lispector, realizado com os amigos e parceiros, a Ana, do Café com Leitura, a Amanda, do Blog Sobre a Leitura e o Gustavo, do Leitura Enigmática.

O conto de fevereiro é o  "A Imitação da Rosa". Vamos conversar um pouquinho à respeito dele?




“Laura tinha tal prazer em fazer da sua casa uma coisa impessoal; de certo modo perfeita por ser impessoal.”




Nesse conto, Laura é uma dona de casa e conforme vamos avançando na leitura, fica subentendido que ela acaba de retornar de uma temporada internada. 


Ela aguarda seu marido Armando  para que possam ir até a casa de Carlota, sua amiga de infância. E para se manter firme ela tenta deixar a casa mais arrumada possível, tudo em seu lugar. 

É nítido que após seu retorno, Laura segue uma rotina perfeita. E para completar e seguir ordens médicas, ela toma um copo de leite todos os dias, em determinado horário, mesmo que esteja sem vontade, para assim evitar qualquer sintoma de ansiedade. 

Porém, apesar de todo cuidado, Laura sente que nunca será uma "pessoa perfeita". Não nesse mundo.

Até que ela se depara com um ramalhete de rosas e começa a pensar o quanto eram lindas e perfeitas. Ela decide presentear Carlota, mas hesita,  até que sua  empregada as leva embora. 

Quando Armando chega ele se depara com Laura parada onde estariam as rosas. 

"Voltou, Armando. Voltou... Não pude impedir. Voltou."




Esse conto é um pouco mais longo e lento, e confesso que em alguns momentos eu tive alguma dificuldade para entender o que realmente acontecia com Laura.  E isso acabou despertando mais ainda meu interesse na leitura.

É claro que Laura não está bem, toda essa questão de deixar tudo certinho e a submissão diante das coisas, senti que era como se tudo estivesse arrumado e perfeito por fora, assim estaria ela internamente e assim estaria dentro dos valores impostos pela sociedade.

Nesse conto posso dizer que temos uma grande epifania através de Laura.  Ela não passa por nenhum sofrimento físico, mas seu psicológico está extremamente abalado em seus conflitos interiores. 

As rosas trouxeram o momento decisivo e de reflexão. Laura viu nas rosas a si mesma. A mulher. A beleza e perfeição feminina sendo admiradas, mas não sendo reconhecido o lado das qualidades internas, do que realmente representa uma mulher.


Com certeza uma reflexão profunda e o se reencontrar como mulher.





CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656


Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.

4 comentários

  1. Mais um conto incrível que fala com muita propriedade sobre o interior feminino, suas angústias e anseios. Clarice conseguia expressar na escrita todas essas nuances, sempre é um deleite ler suas obras e enaltecer seu talento!

    ResponderExcluir
  2. É absolutamente genial a sutileza com que Clarice Lispector falava de assuntos que estão extremamente em alta agora em uma época em que o tabu era mil vezes maior, né? Essa mulher é genial e maravilhosa... Deve estar sendo uma delícia passar o ano todo ao lado dela!

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga! Como vai? A minha resenha sairia hoje, mas com contratempos, infelizmente não consegui. Eu confesso que achei o conto mais lento mesmo, talvez por Laura ser tão conformada, aí menos aparentemente, sei lá. Mas gostei. Gosto desses incômodos que Clarice nos provoca. Assim como amei, pra variar, a sua bela resenha! Aliás, que foto bela a segunda que traz aqui no blog! Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha, esse conto sem dúvidas foi um dos mais, eu diria, enigmáticos da Clarice. Tive uma certa dificuldade de decifrá-lo mas acho que ele tem esse brilho justamente por trazer diversas interpretações, você já viu algumas coisas que eu vi diferente e isso é o máximo.

    A cada conto me encanto mais.

    Beijos

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!