[Resenha] Killer Clown

KILLER CLOWN PROFILE - Retrato de um Assassino

Autor: Terry Sullivan e Peter T. Maiken | Ano: 2019 | Páginas: 416
Editora: DarkSide Books | Skoob


Não posso dizer que essa foi uma leitura maravilhosa, pois se trata de um dos casos mais chocantes de serial killer da história. Mas, posso falar o quanto essa leitura mexeu comigo e o quão chocante foi.

33 vítimas... ou poderiam ser muitos mais... não sabemos...

              todos jovens, do sexo masculino

26 dessas vítimas foram enterradas no vão do assoalho de sua casa. Seu cemitério particular... Outras 3 em outros locais da residência. E as que não couberam ali, foram descartadas no rio.



John Wayne Gacy, empresário de sucesso e pai de família. Um respeitado membro em sua comunidade e trabalhador voluntário em um hospital local, onde entretinha crianças fantasiado de palhaço. Acima de qualquer suspeita. 


[...] Gacy começou a contar a Hachmeister sobre seu trabalho como "palhaço profissional" e os muitos truques de mágica que fazia para as crianças. Mais uma vez, mencionou que palhaços adoravam desfiles cívicos e, olhando bem nos olhos do policial, declarou: "Sabe, Dave, palhaço se safa até de assassinato".

Gacy ficou conhecido como o "Palhaço Assassino", acusado de matar, torturar e estuprar pelo menos 33 adolescentes entre 1972 e 1978 no bairro de Norwood Park, condado de Cook, nos Estados Unidos. 

Seu modus operandi? O pior possível... A tortura era ingrediente principal.

Sua derrocada começou com o sumiço de Robert Piest, estudante, 15 anos. Filho amoroso, atleta dedicado. E ele só queria um emprego melhor, para comprar um jipe.


Senti um frio na espinha quando a cadela subiu no lado do passageiro e se deitou no assento. De acordo com seu tratador, aquela era a "reação de morte" - e a clara confirmação de que o carro de John Gacy tinha sido usado para transportar o corpo de Robert Piest. 



Killer Clown Profile, publicado no Brasil pela DarkSide Books, foi escrito por Terry Sullivan, promotor do caso, juntamente com o jornalista e escritor Peter T. Maiken. A obra traz detalhes da investigação, da prisão e julgamento de Gacy.

Posso dizer que o livro é completo em muitos detalhes. A leitura não foi das mais fáceis e olha que já li muito do assunto. Gacy, com certeza, está entre os mais sádicos serial killers da História.


Com a foto de Piest, a "Galeria do Luto" estava completa. Os rostos dos 22 jovens, alguns sorrindo, outros fotografados em um momento de expectativa, encaravam o júri, congelados no tempo.

É bem doloroso acompanhar a trajetória desse monstro cruel e eu imagino não somente os garotos, mas suas famílias, amigos e até mesmo a equipe que participou na caçada a Gacy. E isto é uma das partes que vamos encontrar no livro, o depois de tudo, nas palavras de quem esteve lá.


Embora sua execução tenha ajudado alguns a retomar a vida, outros jamais se recuperariam. Assim, conclui que olhar para trás era a única maneira de seguir em frente.



Ao final do livro vamos encontrar uma galeria com alguns palhaços da vida real. Alguns estranhos, bizarros,  outros bonzinhos até (ou não), mas também aqueles... que só de olhar, dá pavor. 

A edição dispensa comentários. Perfeita!! Desde os detalhes da capa, quanto ao conteúdo impecável. E ainda um alerta de não indicado para pessoas sensíveis.

Apesar de ter sido uma leitura forte, que me chocou em alguns relatos e partes do julgamento de Gacy, gostei muito do livro. Pelos detalhes, por ter sido escrito por alguém muito próximo dos fatos e também pelas reflexões que tomaram conta de mim enquanto lia.

Somente é difícil pensar o que leva uma pessoa a ser a personificação do mal. Talvez a resposta eu nunca saberei.

Recomendo para todos que se interessam pelo tema.

Se tenho medo do Pennywise??? Já não sei...




13 comentários

  1. Interessante publicação :))

    Hoje : O teu respirar ainda preenche o meu peito

    Bjos
    Votos de uma óptima noite
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  2. Esse livro chegou ontem aqui em casa e estou muito curioso para realizar sua leitura. Não espero a hora de começar, mas será apenas em janeiro que poderei ler. Adorei a foto.

    ResponderExcluir
  3. Menina! Que livro hein! Não sei se teria coragem de ler, mas sua resenha me despertou um interesse danado. Dark sempre arrasando né, bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Acho que eu não conseguiria ler. Aliás, depois dessa resenha, passei a entender o pavor que algumas pessoas tem de palhaços!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que adorei poder conferir essa resenha excelente da obra, apesar de não conseguir olhar para a máscara do palhaço sem me sentir desconfortável ou levar uma sensação ruim. Gostei bastante de como elaborou a apresentação e opinião sobre a obra, mesmo que ela tenha mexido tanto com você e causado grande impacto.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, que edição perfeita! E sua resenha,como sempre, não deixa a desejar! Parabéns! Quanta história triste essas pessoas carregam consigo, não é verdade?? Causam dor a tantas pessoas, tantos familiares! Fico mesmo imaginando que tenha sido uma leitura, contudo, muito pesada. Mas ainda assim, amei seu trabalho! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho muito interessante ler sobre serial killer e tentar entender suas "motivações" e seu modo de pensar. Claro que sempre prefiro ficção, porque quando se trata de casos reais pode ser bem doloroso que tudo o que foi retratado de fato aconteceu. Mesmo assim, esse tipo de leitura sempre me atrai, não conhecia esse livro e já anotei na minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a história desse serial killer, por mais que não tenha nada de feliz. Estou preparando um post sobre ele também. Nunca pensei que leria sobre tanta sanguinolência. Ótimo post! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas só pela questão dos palhaços já fiquei com receio. Mesmo sendo adulta tenho "medo", acho estranho, algumas fantasias de palhaço. Imagina saber que alguém fantasiado assim se tornou um serial killer? Muito assustador. Uma ótima leitura para os fãs do tema. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Palhaços são realmente assustadores. Adoro histórias com eles, me lembra a quarta temporada de AHS. Adorei a dica, beijos!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não conhecia a história desse serial killer e nem o livro, mesmo que tenha sido uma leitura forte, eu fiquei curiosa a respeito.
    Confesso que esse tema é um dos meus favoritos, gosto de acompanhar a mente dos serial killers.

    ResponderExcluir
  12. Eu imagino que tenha sido mesmo uma leitura muito forte, o caso desse serial killer impressiona por tamanha violência. Acho que é um dos mais chocantes. O livro parece ser ótimo, rico em detalhes.

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse e mais um monte de livros de true crime para ler. Nunca tinha ouvido falar desse caso até a DarkSide anunciar, e fiquei muito feliz quando esse lançamentos chegou por aqui. Vai ser uma das minhas próximas leituras. Parece ser incrível (o livro, não o caso).

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!