[Resenha] Ecos

ECOS

Autora: Pam Muñoz Ryan | Ano: 2017 | Páginas: 368
Editora: DarkSide Books | Skoob


Este com certeza foi um dos livros mais lindos que li da DarkSide!! Não só pela parte gráfica, mas pelas histórias criadas pela autora, fábulas modernas que falam de preconceito, perdas, magia e esperança. E todas ligadas por um instrumento musical encantado.

Anos antes de todas as guerras, Otto ao brincar de esconde-esconde se perde na Floresta Negra e lá encontra Eins, Zwei e Drei, três jovens princesas enfeitiçadas por um bruxa que as impedem de sair do lugar. Elas contam sua história e ajudam o menino a encontrar o caminho de volta. Assim ele acaba prometendo libertá-las levando seus espíritos em uma gaita de boca.

Você já parou pra pensar que uma pessoa pode tocar a gaita e passar a diante sua força, sua visão e seu conhecimento?

Anos depois vamos embarcar em três contos que passam por diversos períodos históricos, como a Primeira e a Segunda Grandes Guerras e a depressão econômica em 1930. Cada história inspira-se nos clássicos contos de fadas e todas são repletas de música. 





No primeiro conto, conhecemos Friedrich, um garoto alemão com problemas de socialização devido a uma marca de nascença em seu rosto, e esse será o primeiro destino da gaita viajante. 

A Alemanha encontra-se no início da implantação do nazismo e nessa história vamos acompanhar o sonho do garoto que queria ser maestro e toda perseguição aos judeus e as políticas de purificação da raça ariana.

No segundo conto, a gaita segue viagem para os Estados Unidos, no ano de 1935. Lá vamos conhecer os irmãos Mike e Frankie que vivem em um orfanato comandado por uma senhora má. 

Mike tem uma habilidade incrível para a música e o único sonho dos irmãos é serem adotados juntos. 

No terceiro conto, ainda nos Estados Unidos, agora no ano de 1942, vamos conhecer Ivy, uma norte americana com descendência latina que vive de mudança com sua família. Com a possibilidade de fixar residência em uma nova cidade, ela se vê diante de um grande mistério que envolve a propriedade em que estão morando.


Ecos é daqueles livros apaixonante e o grande personagem aqui é a música. É ela que vai estar presente na vida de nossos protagonistas e é ela a responsável pelas grandes transformações em cada um deles.

Os corações estão feridos. Indivíduos que costumavam ser amigos não são mais. Vizinhos não são vizinhos. Durante uma guerra, as pessoas acham que precisam escolher um lado e jogar a culpa no outro. Os corações ficam menores


Outro fato que me fez ficar fascinada é o fundo histórico de cada conto, utilizando um período sombrio e mostrando tanto o lado cruel do ser humano, como a magia que habita os bons corações. A esperança existe e o leitor vai ter certeza disso ao fim, quando teremos o encontro das histórias. É lindo!




E o que dizer dessa edição? Perfeita! O design está lindo e harmonioso, um dos mais bonitos que já vi, cada detalhe é ímpar, sem falar na lateral das folhas em laranja.

Música é uma linguagem universal. Uma espécie de religião universal. Com certeza é a minha religião. A música supera todas as distinções entre as pessoas

Ecos é um livro maravilhoso! Com histórias envolventes e tocantes sobre desejos e anseios e também, sobre a natureza humana. Mágico!







3 comentários

  1. Gosto demais de ler histórias que abordam o lado obscuro e cruel do ser humano. E agora minha vontade aumentou depois que soube que cada conto passa em uma era da História. Sempre desejei ler essa obra, agora que li sua resenha e descobri do que se trata, minha curiosidade se aguçou mais e já irei passar esse livro na frente de minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que livro mais lindo! Achei muito interessante a proposta de fábulas modernas baseadas em contos de fadas, ainda mais pelo fundo histórico. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei super interessada, já entrou pra lista!

    ResponderExcluir
  3. A capa já chama a atenção pela beleza, sabendo do conteúdo então tudo se torna ainda mais encantador! Adorei a proposta dos contos com fundo histórico ligados com a música, muito diferente e interessante!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!